plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
INVESTIMENTOS

 5 motivos para tirar seu dinheiro da poupança e investir 

Em junho deste ano, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu elevar a taxa Selic de 12,75% para 13,25% ao ano.

Imagem ilustrativa da notícia  5 motivos para tirar seu dinheiro da poupança e investir  camera O dinheiro guardado em uma conta poupança perde o seu valor de compra, já que não dispõe de um rendimento que acompanhe a inflação. | Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A poupança ainda é principal aplicação dos brasileiros. Em 2021, a caderneta de poupança ficou no topo da lista dos investimentos realizados no país. O dado é resultado do estudo Raio X do Investidor Brasileiro, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima).

No entanto, no começo de junho deste ano, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu elevar a taxa Selic de 12,75% para 13,25% ao ano. E isso não se trata de uma boa notícia, principalmente do ponto de vista dessas pessoas que encontram na poupança uma forma de investir o próprio dinheiro em busca de um retorno satisfatório. A mudança afeta diretamente vários tipos de investimentos. O dinheiro guardado em uma conta poupança perde o seu valor de compra, já que não dispõe de um rendimento que acompanhe a inflação.

Receita alerta para golpe do falso IOF antecipado via Pix

Por isso, o DOL listou 5 motivos para você deixar a poupança de lado e começar a investir em renda fixa. Confira abaixo:

1 – Desvalorização do dinheiro

Na poupança, o dinheiro investido nem sempre renderá de acordo com a taxa Selic, tendo em vista que existem regras para que isto aconteça. O rendimento da poupança só acompanha a Selic caso sua taxa de juros esteja baixa. Desta forma, o dinheiro guardado nela desvaloriza com o aumento da inflação.

2 – Rendimento limitado

Atualmente, o rendimento da poupança acompanha a taxa Selic, porém, seguindo algumas regras. Caso a Selic esteja abaixo de 8,5% ao ano, a poupança renderá 70% da Selic + TR (Taxa Referencial). Mas, se ela estiver acima de 8,5%, a poupança passa a render 0,5% ao mês do valor depositado + TR.

3 – Rendimento por data

Ao guardar o dinheiro em uma conta-poupança, ela cria uma data de aniversário para ele. Assim, se você colocou uma quantia lá no dia 2 de março, todo dia 2 dos meses seguintes o seu dinheiro renderá. Porém, mesmo que esta funcionalidade pareça um ponto positivo, não é, pois o seu dinheiro fica destinado a sempre render neste dia. Então, se por alguma emergência você acabou tirando-o de lá, automaticamente perdeu o seu rendimento.

4 – Não possui diversidade de ativos

Ao aplicar o seu dinheiro na poupança, você o deixa preso a um único ativo. Porém, em investimentos, como Tesouro Direto e Fundos de renda fixa, você o diversifica, podendo investir em diferentes instituições e aumentando o seu rendimento.

5 – Existem investimentos mais seguros

Quando as pessoas criam uma conta-poupança elas acreditam que é investimento mais seguro. Mas, quando você investe nela, passa a correr o risco de crédito do banco, ou seja, caso a instituição quebre você terá um prejuízo financeiro.

Um investimento que não corre esse risco é o Tesouro Direto, pois o seu credor é o Governo Federal. Outros investimentos, como CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) também correm o risco de crédito.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias