plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
LUTO

Maestro Henrique Morelenbaum morre aos 90 anos

Ele ficou conhecido por divulgar compositores brasileiros - Heitor Villa-Lobos, Francisco Braga e Leopoldo Miguez - no exterior

Imagem ilustrativa da notícia Maestro Henrique Morelenbaum morre aos 90 anos camera O maestro Henrique Morelenbaum morreu, aos 90 anos, de causas naturais | (Divulgação)

Morreu na manhã desta sexta-feira (22) o maestro Henrique Morelenbaum, aos 90 anos, de causas naturais. Em sua carreira, o músico teve importante papel na difusão de compositores brasileiros, gravando obras de Heitor Villa-Lobos, Francisco Braga, Leopoldo Miguez e Radamés Gnatalli.

Marília Mendonça ganha EP póstumo. Ouça aqui!

No exterior, regeu orquestras em países do leste-europeu, como Hungria e Polônia. Em 1973, foi o único brasileiro a ser convidado para participar da temporada de balé da Ópera de Paris. Morelenbaum ocupava a cadeira de número 16 da Academia Brasileira de Música.

O maestro Henrique Morelenbaum morreu, aos 90 anos, de causas naturais
📷 O maestro Henrique Morelenbaum morreu, aos 90 anos, de causas naturais |(Divulgação)

Pai do violoncelista Jaques Morelenbaum, o maestro trilhou as carreiras de violinista e violista. Foi também diretor geral do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e teve duas passagens como diretor da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, entre 1965 e 1966 e 1987 e 1991. Morelenbaum foi responsável pelas estreias brasileiras de obras fundamentais da história da música, como as óperas "Peter Grimes", de Benjamin Britten, e "The Rake's progress", de Igor Stravinsky.

Em turnê no exterior, Jaques lamentou a morte de seu pai nas redes sociais. "Agradeço ao meu pai por todo o carinho, o legado de busca incessante de conhecimento e de evolução, de justiça e amor, de amor à música e à arte em geral como forma de construção da beleza espiritual", escreveu.

Amigos prestam homenagem à Marília Mendonça na web

Henrique Morelenbaum é o nome artístico adotado por Saul Hertz Lorelenbaum. O maestro nasceu em Lagów, na Polônia, chegando ao Brasil ainda menino. Estudou Composição, Regência, Violino e Viola na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, se tornando, em seguida, professor. Em 1956, integrou o Quarteto da Rádio MEC e, em 1972, recebeu na Associação Paulista de Críticos de Arte o prêmio de Melhor Regente do Ano.

Em nota, a Sala Cecília Meireles destacou a importância de Morelenbaum para os novos maestros. "Formou mais de uma geração de compositores, incluindo o ex-diretor da Sala Cecília Meireles, Ronaldo Miranda, e o atual, João Guilherme Ripper."

O enterro de Morelenbaum aconteceu no Cemitério Israelita de Vila Rosali, em São João de Meriti, Baixada Fluminense.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias