A poucos dias do início da campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro é alvo de uma nova ação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre sua gestão.

O ministro do STF, Luis Roberto Barroso encaminhou nesta sexta-feira (12), um documento para a Procuradoria-Geral da República (PGR), que acusa Bolsonaro durante sua gestão na pandemia da covid-19, que vitimou mais de 680 mil brasileiros. As informações são do Metrópoles.

O documento foi feito pela Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (AVICO), que aponta nove crimes contra o presidente da república, entre eles, infração de medida sanitária, incitação ao crime e emprego irregular de verbas públicas.

Bolsonaro almoça com assassino de atriz global

Em trecho da carta, a AVICO diz que Bolsonaro adotou "sabotagem" durante a pandemia contra políticas de combate ao vírus e proteção da população. “Esta queixa-crime tem como foco inúmeras condutas do Presidente da República reveladoras de sabotagens e subterfúgios de toda ordem para retarde, frustrar e sabotar o processo de enfrentamento da pandemia”, afirma.

O documento apresenta crimes com provas reais contra a conduta do chefe do executivo nacional no enfrentamento da pandemia.

VEJA LISTA

- Perigo para a vida ou saúde de outrem

- subtração, ocultação ou inutilização material de salvamento

- epidemia com resultado de morte

- infração de medida sanitária preventiva

- charlatanismo

- incitação ao crime

- falsificação de documento particular

- emprego irregular de verbas públicas

- prevaricação

Presidente é alvo de nova denúncia do STF Foto: (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

MAIS ACESSADAS