Desde 2020, quando o país foi afetado pela pandemia da Covid-19, o 14º salário é um tema que vem sendo discutido constantemente, considerando as muitas pessoas que foram impactadas com a exigência do isolamento social, de forma emocional, de saúde e também financeira.
Naquele ano, o governo resolveu antecipar o 13º salário para o mês de abril para ajudar os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que foram os mais atingidos. No entanto, eles ficaram sem pagamento extra no final do ano. De lá para cá, o governo vem antecipando 13º dos segurados.
Diante dos problemas causados pela pandemia, duas comissões do Congresso Nacional aprovaram o projeto do 14º do INSS que estava estagnado na Câmara dos Deputados.
Em março deste ano, a proposta foi enviada à Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, onde recebeu parecer favorável do relator, deputado Ricardo Silva (PSD-SP) no início de junho, o que tornaria a proposta apta para ser encaminhada para análise no Senado.
O que não era esperado aconteceu, uma reviravolta, fazendo com que a tramitação do projeto de lei volte praticamente à estaca zero. Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, por decisão, redistribuiu o texto para análise de novas comissões, incluindo as comissões pelas quais já havia sido aprovado ao longo deste ano.
Desde 21 de junho deste ano, não aconteceu mais nenhuma movimentação. Agora, o PL aguarda a criação de Comissão Temporária pela Mesa Diretora para ser analisada novamente.
Por conta do ano eleitoral, é bem possível que não haja uma chance do 14º salário do INSS ser liberado agora em 2022.
Quem tem direito ao 14º salário do INSS?
Terão direito ao 14º salário do INSS, caso seja aprovado:
- Aposentados;
- Pensionista;
- Auxílio-reclusão;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-doença.
Pagamento de agosto 2022
No próximo dia 25 de agosto o INSS estará liberando o pagamento para os aposentados, pensionistas e demais segurados que recebem um salário mínimo. Já no dia 1° de setembro recebem quem ganha acima de um salário mínimo.
Como consultar o benefício do INSS pelo CPF
Para que você possa consultar os valores e verificar o cronograma com as datas do INSS, basta acessar o aplicativo Meu INSS ou pelo site Meu INSS. Sendo possível conferir o extrato de pagamentos da Previdência Social do mês atual e dos meses anteriores.
Será possível também ter acesso ao seu tempo de contribuição, simular a aposentadoria e agendar ou remarcar perícias médicas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar