Chegou ao fim, nesta quarta-feira (5), a concessão que mantém a TV Globo no ar. Ela, assim como os demais canais de televisão, tem a concessão válida por quinze anos, o que pode ser renovado igualmente a cada mesmo período.
A última solicitação da emissora havia sido feita em 2008, aceita pelo presidente da época Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em setembro desse ano, a concessão foi submetida novamente, dessa vez ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
O pedido foi requerido ao Ministério das Comunicações, pedindo a renovação para cinco emissoras espalhadas pelo Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife, porém, até o momento, não havia tido resposta.
Fora do ar
Com o fim da concessão, a dúvida se intensificou: agora a TV Globo poderá sair do ar? Enquanto não existe uma decisão oficial sobre a renovação por parte do governo ou do Congresso Nacional, não, não sairá do ar.
+ Bolsonaro virá a Belém participar do Círio Fluvial
A legislação atual garante que, quando uma concessão vence, considerando que a empresa tenha feito a solicitação - como foi o caso da global -, ela não ficará fora do ar.
Agora, caso ela perca a concessão, ela perderia os direitos de transmitir a TV aberta para São Paulo e para o Rio de Janeiro, que já venceram. No entanto, nem assim ela sairia do ar, uma vez que tem a concessão de outros estados que não estão no prazo de vencer.
E MAIS:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar