plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
INTERCEPTADO

Preso terrorista que destruiu relógio no Planalto

O relógio foi trazido ao Brasil por Dom João VI, em 1808, e estava exposto no Palácio do Planalto

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Preso terrorista que destruiu relógio no Planalto camera Antônio Claudio Alves Ferreira foi um dos invasores que participou dos atos de destruição nas sedes dos Três Poderes | Reprodução

Foi preso nesta segunda-feira (23), em Minas Gerais, o homem suspeito de ter destruído o relógio trazido ao Brasil por Dom João VI, em 1808, e que estava exposto no Palácio do Planalto. A prisão ocorreu em Uberlândia (MG).

O homem foi identificado como Antônio Claudio Alves Ferreira, de 30 anos, natural da cidade de Catalão (GO). A ordem de detenção partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu a pedido da Polícia Federal.

+ Atos golpistas: AGU pede bloqueio dos bens de financiadores

Antônio foi flagrado pelas filmagens internas do Palácio, na tarde de 8 de janeiro de 2023, jogando no chão o relógio e, depois, tentando quebrar as câmeras do circuito interno usando um extintor de incêndio. O suspeito também vestia uma camiseta que estampava o rosto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Único exemplar da peça no mundo, o objeto foi quebrado no dia em que as sedes dos três Poderes foram invadidas e vandalizadas por apoiadores de Bolsonaro.

Relíquia

O relógio teve sua arquitetura desenhada por André-Charles Boulle e foi fabricado pelo relojoeiro francês Balthazar Martinot no fim do século 18. Existem no mundo apenas dois relógios fabricados por Martinot: o primeiro aqui no Brasil e o segundo, exposto no Palácio de Versalhes, na França.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias