plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
BEM MAIOR QUE O DE BOLSONARO

Pesquisa aponta que Lula tem 65% de aprovação

Avaliação do início do governo Lula é maior que a de Jair Bolsonaro no início do mandato em 2018

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pesquisa aponta que Lula tem 65% de aprovação camera Aprovação de Lula é maior que a de Bolsonaro no início do mandato | Joédson Alves/Agência Brasil

Pouco mais de um mês após assumir pela terceira vez a presidência do Brasil, Lula segue dialogando com outros países e buscando firmar relações exteriores. Além disso, planos para a economia e assistência social, como o projeto Bolsa Família, estão sendo estruturados.

Mesmo com os poucos dias de governo, uma pesquisa sobre a aprovação de Lula já foi feita. Segundo um levantamento feito pela Genial/Quaest, o presente tem 65% de aprovação.

De acordo com o levantamento, 40% das pessoas entrevistadas avaliaram o início do governo como ótimo ou bom; 24% consideram regular, enquanto que 20% classificariam como negativo. Já 16% dos entrevistados não souberam responder.

Leia mais

Lula assina medida que retoma o Minha Casa, Minha Vida

Lula vai aumentar salário mínimo em maio; veja quanto será!

Essa avaliação de Lula é um ponto maior do que a de Bolsonaro no início do mandato, em 2018, que foi de 39%. No entanto, a porcentagem é menor do que a de seus governos anteriores, que foram de 43% no primeiro e 48% no segundo.

Comparado com a avaliação de Fernando Henrique Cardoso, o número também é menor. No primeiro mandato, FCH teve 41% e 42% no segundo. Já em comparação com a petista Dilma Rousseff, quando assumiu pela primeira vez em 2011, o número de pessoas que consideram o início do governo bom foi de 47%. No entanto, no começo do segundo mandato, apenas 12% classificaram como positivo.

Maior índice de aprovação é no Nordeste

A pesquisa também apontou que a avaliação positiva do governo Lula é maior no nordeste, com 62%. Vale ressaltar que foi na região que o atual presidente teve a maior vantagem percentual nas eleições, foi 69% contra 31% de Bolsonaro.

Além disso, Lula é mais popular entre as mulheres (44%), entre os eleitores com renda de até dois salários-mínimos (47%) e brasileiros que concluíram apenas o ensino fundamental (49%).

Menor índice de aprovação é no Centro-Oeste

Lula é menos “popular” no Centro-Oeste, onde teve 40% dos votos no segundo turno, com apenas 29% de aprovação. Já entre os homens, só 37% aprovaram o atual governo.

Além disso, apenas 34% dos brasileiros com ensino médio completo ou incompleto recebem bem o atual governo. E entre os que têm renda familiar acima de cinco mínimos a aprovação é de 35%.

Comparação com Bolsonaro

Quando questionados sobre uma comparação entre Lula e Bolsonaro, 60% dos entrevistados disseram que o atual governo será melhor que o anterior; 8% acham que será igual; e 17% opinam que será pior.

Além disso, 33% dos brasileiros consideram que o atual governo está melhor do que esperavam; 38% dizem que não é melhor nem pior e 18% avaliam como pior do que esperavam.

Veja a pesquisa completa aqui.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias