Sentir cólicas menstruais intensas a ponto de até desmaiar não é normal, precisando buscar ajuda de um especialista. Caso o diagnóstico seja de endometriose, saiba que mais de 7 milhões de brasileiras sofrem com a doença inflamatória e crônica, segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Mulheres agora podem pedir laqueadura sem precisar do marido
Você sabia que uma das alternativas para se livrar das cólicas está nas refeições? De acordo com a nutricionista Letícia Gasparetto, em entrevista à coluna Claudia Meireles, a alimentação quando anti-inflamatória pode funcionar como uma eficiente terapêutica.
Quem sofre com endometriose, a nutricionista recomenda, por exemplo, que sejam cortadas bebidas energéticas, refrigerantes, álcool, açúcar e adoçantes artificiais e alimentos com excesso de óleo e gordura trans, além de alimentos ultraprocessados e industrializados. Excesso de carne vermelha e de café também devem ser evitados.
Tem diabetes? Confira 5 doces liberados para comer
De acordo com a especialista, quem sofre com endometriose, é importante apostar em alimentos que ajudam no tratamento, como frutas vermelhas e cítricas, como morango, laranja, uvas roxas, abacaxi e tangerina. Chás também estão permitidos. Dentre eles, de camomila, gengibre, unha-de-gato, uxi amaraelo e dente-de-leão.
A nutricionista também recomenda a ingestão de legumes e verduras, além de peixes de águas profundas, como o salmão. Azeite de oliva extravirgem, própolis e gengibre também ser consumidos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar