Tiradentes era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um importante nome da liderança de um movimento emancipacionista chamado Inconfidência Mineira e por ter tido uma morte cruel por ordens da Coroa Portuguesa. Entre os líderes do movimento, Tiradentes foi o único que recebeu a pena de morte.
Joaquim José nasceu em 12 de novembro de 1746 e tem origens de uma família humilde. Ao longo de sua vida desempenhou diversas profissões entre elas como dentista, originando, assim, o apelido de “Tiradentes”.
Além disso, também trabalhou como condutor de tropas de animais (tropeiro), minerador e mascate (ambulante), mas foi o posto de alferes – cargo militar da época – que obteve estabilidade profissional.
A Inconfidência Mineira
Este foi um movimento que ocorreu entre os anos de 1788 e 1789 e teve grandes influências de ideias Iluministas.
A Inconfidência Mineira surgiu a partir da insatisfação com o governo português que abusava do poder e da política, cobrava altos impostos e praticava a escravidão. Sendo assim, este movimento lutou pela liberdade do Brasil e para o fim do governo português.
O grupo dos inconfidentes tinha entre seus líderes Tiradentes. A ideia do grupo era a liberdade definitiva e a implantação de um governo republicano, ou seja, conquistar a independência das regiões de Minas Gerais e assim poderem aplicar o livre comércio, criar universidades, dentre outras medidas.
Veja também:
Feriado de Tiradentes: veja o que funcionará na Grande Belém
PRF inicia a Operação Tiradentes 2023 nas rodovias do Pará
Veja os direitos de quem trabalha no feriado de Tiradentes
Como consequência de uma delação de um devedor da Coroa Portuguesa, todos os inconfidentes foram pegos e banidos do país após realização de um julgamento no dia 18 de Abril de 1792, com exceção de Tiradentes.
Joaquim José foi capturado no Rio de Janeiro e enforcado e esquartejado no dia 21 de Abril de 1792. Sua cabeça foi exposta na principal praça da cidade de Ouro Preto, uma típica retaliação absolutista.
Dia de Tiradentes
A imagem de Tiradentes começou a ser ainda mais forte após o Brasil ter se desvinculado totalmente do governo português com a Proclamação da República. Sua imagem foi transmitida com a mensagem de um herói nacional que lutou até o fim para a liberdade de seu país.
O Dia de Tiradentes é comemorado desde 1965 no dia 21 de Abril, pela lei nº 4.897, sendo feriado nacional. No ano de 1867, foi colocado o primeiro monumento de Tiradentes em Ouro Preto, cidade em que teve sua morte decretada.
Conheça mais sobre a história de Tiradentes:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar