A capital paraense será a sede da COP30 em 2025. Belém receberá o maior evento que trata das questões climáticas no mundo todo.
Desta vez, a Amazônia, que é citada como principal foco em todas as edições, será, de fato, protagonista e tema central da Conferência do Clima, que é organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Por conta da importância do evento e por estar sendo realizado no Pará - pela primeira vez no Brasil - é preciso saber exatamente o que ´e a COP30 e o que ela discute.
Lula destaca a importância da COP30 para a Amazônia
O que é a COP?
O termo COP quer dizer Conferência das Partes é o nome oficial da organização responsáveis por acordos internacionais sobre as questões climáticas. Com isso, anualmente, a ONU realiza uma reunião para tratar sobre o clima, estabelecer metas, acordos para melhorar o meio ambiente e outros.
A última edição do evento foi realizada no ano passado, no Egito. A próxima reunião será sediada em novembro, nos Emirados Árabes Unidos. Esses encontros, foram criadas em 1992 pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), mas a primeira COP só foi realizada em 1995, em Berlim, Alemanha.
Amplificar atitudes é o desafio da COP 30 em Belém
Qual o objeto
A principal finalidade na conferência é promover ações mais efetivas para diminuir os impactos das mudanças climáticas no mundo, envolvendo todo o planeta e tendo a cooperação entre os países.
Além disso, o evento tem espaço para apresentações de pesquisas, debates, reuniões entre as autoridades e, principalmente, divulgação e troca de experiência na área que podem contribuir para as questões climáticas.
Por que a COP é importante para o mundo
A conferência é uma ferramenta muito importante para se falar sobre o problema das mudanças climáticas. Sem as reuniões, as questões do clima poderiam não ser debatidas e politicas ambientais também seriam esquecidas.
Com isso, ela representa um compromisso oficial das nações com o meio ambiente. São nessas reuniões, que os lideres de cada pais discutem sobre redução de emissões de gases do efeito estufa, carbono e outras ações para diminuir os impactos que a indústria causa na natureza.
Aprenda os jargões e siglas que serão mais usados na COP 30
Como funciona
O evento dura duas semanas, sendo a primeira voltada para reuniões técnicas, entre líderes e especialistas. Já a segunda tem como foco a tomada de decisões de ministros, chefes de Estado e governo.
Nas tomadas de decisões, cada país tem direito a um voto. O consenso é algo difícil de conseguir, o que, muitas vezes, faz necessário concessões entre os países, mas, na maioria das vezes, os acordos são firmados de forma unânime.
Os blocos mais importantes são os chamados Umbrella (guarda-chuva), formado por Estados Unidos, Japão, Canadá e outros. O bloco LDC (sigla para “países menos desenvolvidos”), formado por nações como Haiti, Serra Leoa e Afeganistão. O Brasil está presente em dois blocos: o ABU (Argentina, Brasil e Uruguai) e no G77+ China.
Nos últimos anos, o acordo mais significativo foi o Acordo de Paris, adotado na COP21, que estabeleceu metas e compromissos para limitar o aquecimento global.
Quem participa da COP
Atualmente 197 países participam ativamente da COP. Cada país escolhe um represente para participar do encontro, que dura cerca de duas semanas. Normalmente, presidentes, governadores, lideres políticos, ativistas, ONGS, pesquisadores e especialistas integram as comitivas.
A participação de um país em um edição da COP é totalmente livre. Uma nação pode escolher não participar, já que isso também envolve questões políticas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar