plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DINHEIRO

Aposentados e pensionistas se preocupam com mudanças no INSS

Mesmo com a Dataprev assumindo algumas funções importantes, a forma das transferências não mudará.

Imagem ilustrativa da notícia Aposentados e pensionistas se preocupam com mudanças no INSS camera Segundo o presidente da Dataprev, a redução no tempo de processamento é uma mudança importante. | (Reprodução)

Após várias controvérsias envolvendo a administração dos benefícios previdenciários, o governo federal tem buscado soluções para aprimorar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Recentemente, uma novidade tecnológica trouxe agilidade ao processo de pagamento de aposentadorias, pensões e auxílios.

A Dataprev, empresa pública especializada em soluções de tecnologia da informação e comunicação para o governo federal, assumiu um papel fundamental nessa transformação. Tradicionalmente responsável pelo processamento da folha de pagamento dos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios temporários, a empresa alcançava um prazo de cerca de 96 horas para realizar essa tarefa.

+ Novo presidente do INSS diz que há poucos peritos e médicos

+ INSS pagará até R$ 4.500 para servidor destravar fila

Entretanto, neste mês de julho, a Dataprev surpreendeu ao implementar uma nova tecnologia que reduziu significativamente o tempo de processamento para apenas 48 horas. Essa inovação possibilitou o pagamento ágil e eficiente de 38,2 milhões de brasileiros que recebem algum tipo de benefício previdenciário.

Para o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, essa redução no tempo de processamento é um marco importante para a empresa. “Parece pouco, mas era um momento de foco intenso aqui na casa. São 48 anos pagando pontualmente. É considerada, corretamente, a tarefa mais importante da casa. Isso libera energias nossas e do INSS, que tinha depois de aferir se tudo estava sendo feito corretamente. Libera tempo para fazer coisas até mais importantes, como análise desses dados, estudos. Que só podem ser pensados depois”, destacou Assumpção.

Vale destacar que, apesar do avanço tecnológico, as datas de pagamento dos benefícios do INSS permanecem inalteradas. As transferências continuarão sendo realizadas na última semana do mês e na primeira semana do mês seguinte, conforme o número final do benefício.

Com a Dataprev investindo em tecnologia e agilidade, a expectativa é que a prestação de serviços relacionados aos benefícios previdenciários seja ainda mais eficiente, beneficiando milhões de brasileiros que dependem dessa importante assistência governamental.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias