plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CICLONE EXTRATROPICAL

Mortes no RS: Alexandre Garcia será processado por Fake News

O jornalista disse que as mortes no RS foram causadas por "barragens construídas por governos petistas"

Imagem ilustrativa da notícia Mortes no RS: Alexandre Garcia será processado por Fake News camera Alexandre Garcia disse que mortes no RS foram causadas por governos petistas | Reprodução

Fake news é um termo em inglês que em tradução livre significa notícia falsa. O termo tomou grande proporção com o advento da internet e principalmente com a polarização política nos últimos tempos. Nestes tempos difíceis até mesmo quem sempre trabalhou com a notícia vive envolvido com a prática.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, abriu um processo contra o jornalista Alexandre Garcia, 82, por campanha de desinformação no último domingo (10), a respeito das mortes causadas pelo ciclone no Rio Grande do Sul.

"Determinei à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia a imediata instauração de procedimento contra a campanha de desinformação promovida pelo jornalista. É inaceitável que, nesse momento de profunda dor, tenhamos que lidar com informações falsas", disse o ministro no X (antigo Twitter).

“É inaceitável que, nesse momento de profunda dor, tenhamos que lidar com informações falsas”, completou.

O jornalista afirmou em um programa da Revista Oeste que seria preciso "investigar as mortes, pois elas não teriam sido causadas só pela chuva". O ciclone extratropical causou, até agora, a morte de 46 pessoas.

+ Leia também: Lula condena Bolsonaro na Índia sobre tentativa de golpe

Garcia disse no programa que "barragens construídas nos governos petistas" foram abertas para inundar as cidades.

“No governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendam as medições ambientais, três represas pequenas, que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo. Isso causou uma enxurrada”, afirmou o ex-repórter e apresentador da TV Globo.

“Isso causou uma enxurrada parecida com aquelas que acontecem aqui perto de Brasília, na Chapada dos Veadeiros, e que levam as pessoas e que matam pessoas porque a água vem de repente”, acrescentou.

Nesta segunda-feira (11), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), disse ter acionado a Polícia Federal para investigar o caso da Fake News.

Veja o vídeo:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias