Os brasileiros que vivem na região da Faixa de Gaza, território palestino, ou em Israel, contam com a ajuda do Governo Federal para retornarem ao Brasil em meio a guerra que as duas regiões travaram.
Na madrugada deste domingo, por volta das 1h45, o quinto avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com brasileiros que fogem da guerra entre Israel e o Hamas, grupo extremista que controla Gaza, pousou no Rio de Janeiro, no Aeroporto do Galeão.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Israel vai iniciar “operação militar significativa” em Gaza
- Faixa de Gaza é bombardeada após fim de prazo de Israel
- Israel bombardeia sul do Líbano em retaliação a mísseis
A aeronave veio com cidadãos que estavam em Israel. Ao todo 215 pessoas e 16 animais de estimação retornaram para o Brasil neste quinto voo.
Assim, o número de repatriados é de 916 de Israel. O Itamaraty ainda está verificando quantos brasileiros ainda estão em Israel e querem deixar o país. Boa parte das pessoas que estão retornando ao Brasil são turistas.
Quer mais notícias do Brasil e do Mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Ainda de acordo com o Itamaraty, nem todos que estão lá querem sair de Israel. Ao todo, 14 mil brasileiros moram em Israel e 6 mil na Palestina, de acordo com o governo.
MAIS 215 REPATRIADOS | Acaba de pousar, às 1h45, no Rio, mais um avião da @fab_oficial. Foram repatriados 215 brasileiros e 16 animais de estimação que estavam na zona da guerra em mais uma etapa da operação do governo federal, operada pelo @ItamaratyGovBr e pela @DefesaGovBr. pic.twitter.com/t1Qd7969vO
— CanalGov (@canalgov) October 15, 2023
Brasileiros em Gaza
O maior desafio do Governo Federal é resgatar os brasileiros que vivem na região da Faixa de Gaza, já que Israel bloqueou a entrada e saída na área e as cidades palestinas estão sendo constantemente bombardeadas.
Neste sábado (14), o Itamaraty organizou o transporte de 28 pessoas, sendo cerca de 16 brasileiros, para a cidade de Rafah, sul de Gaza e próximo à fronteira com o Egito.
O governo aguarda a autorização das autoridades do Egito para atravessarem a fronteira e pegarem um avião da FAB para retornarem ao Brasil.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar