Ficou mais fácil para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que precisam dar entrada no Atestmed, o requerimento de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Com a simplificação do sistema, o pedido pode ser feito diretamente no aplicativo ou no site do Meu INSS, sem necessidade de uma conta Gov.br.
Recentemente, o Atestmed passou por mudanças que permitem aos cidadãos solicitar o auxílio do INSS com mais facilidade, apenas com usando o número do CPF. Agora, é possível enviar os documentos online para que um médico perito faça a análise remotamente, agilizando o processo. Uma portaria conjunta foi publicada no Diário Oficial da União com o objetivo de reduzir a fila de espera de beneficiários do INSS.
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Essa medida é temporária e ainda não possui uma data de término definida. Antes, os segurados precisavam criar uma conta Gov.br para acessar a plataforma e anexar os documentos médicos. Após as mudanças, o acesso será autorizado com a validação do nome completo e CPF, sem a necessidade de login e senha.
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Como solicitar o benefício por incapacidade
Após as mudanças, o pedido do auxílio-doença poderá ser feito da seguinte maneira:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
- Selecione a opção “Pedir benefício por incapacidade”;
- Informe nome, CPF e data de nascimento;
- Clique em “Não sou um robô” e continue;
- Escolha o item “Benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença), leia as informações e confirme em “Ciente”;
- A mensagem “Se você tem documento médico (laudo, relatório ou atestado), pode fazer a perícia sem sair de casa. A análise documental a distância é bem mais rápida, pois não depende de vagas em agências, já que você não precisa ir ao INSS” aparecerá na tela;
- Aperte “Avançar” e informe se foi acidente de trabalho ou não (o Atestmed ainda não libera benefício por acidente de trabalho);
- Toque no ícone “+” e anexe os documentos solicitados;
- Clique em avançar e envie o pedido.
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