O Diário Oficial da União (DOU) divulga em edição extra, nesta segunda-feira (30), o resultado final da 1ª edição do Prêmio Periferia Viva, promovido pelo Ministério das Cidades por meio da Secretaria Nacional de Periferias. Confira aqui o resultado.
O prêmio vai apoiar 54 iniciativas sociais geridas por população periférica e para territórios periféricos de todo o Brasil. Cada uma delas receberá uma premiação de R$ 50 mil, como forma de estimular, potencializar e fomentar a atuação de grupos e coletivos populares que desenvolvem um trabalho fundamental em seus territórios.
O Ministério das Cidades prepara uma grande cerimônia, ainda esse ano, para premiação das iniciativas e, em breve, serão divulgados mais detalhes. Buscamos com o Prêmio Periferia Viva: reconhecer e potencializar as iniciativas criadas pelas pessoas que vivem nas periferias.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
O ministro das Cidades, Jader Filho, comentou a importância do prêmio e o seu caráter social:
"Estamos premiando projetos que fazem a diferença em suas comunidades. E, com eles, vamos construir políticas públicas em conjunto para transformar ainda mais os territórios periféricos", disse.
Foram mais de 1,3 mil iniciativas inscritas, sendo 14 da região Nordeste e 7 da região Norte, que tiveram vagas mínimas estabelecidas por cotas visando diminuir as desigualdades regionais.
O secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, parabenizou a todos os participantes da seleção. "Agradecemos a todas as pessoas envolvidas. Essa é apenas a primeira edição deste prêmio que veio para ficar", disse. A equipe da Secretaria Nacional de Periferias a partir de agora irá entrar em contato com os vencedores pelo e-mail cadastrado.
Quer mais notícias sobre o Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
O Ministério agradece o empenho de todas as pessoas envolvidas e parabeniza todas as iniciativas que participaram deste processo.
Seleção
O Prêmio Periferia Viva representa uma oportunidade significativa para destacar e apoiar iniciativas de transformação social nas comunidades periféricas, demonstrando o compromisso do governo em promover o desenvolvimento e a igualdade em todo o país.
Cada iniciativa foi analisada por, no mínimo, dois avaliadores integrantes da Comissão Especial de Seleção do prêmio, formada por técnicos de diversos ministérios do Governo Federal. Dentre os critérios avaliados pela Comissão julgadora, formada por servidores e especialistas de diversos Ministérios, destacam-se: a capacidade de atuação colaborativa ou em rede, a atuação multidimensional, relevância para a promoção da justiça e inclusão social, escala de atendimento ao território e mecanismos claros de transparência/prestação de contas, monitoramento e divulgação.
Os resultados são interpretados da seguinte forma:
- 1. Iniciativas Selecionadas: são as 54 (cinquenta e quatro) que serão premiadas pois obtiveram as maiores notas, respeitando as regras de concorrência que garantem a diversidade regional (item 10.8 do edital), independente da categoria;
- 2. Iniciativas Classificadas: Das iniciativas avaliadas, 614 delas foram classificadas. Isso significa que elas obtiveram pelo menos 50% da pontuação total;
- 3. Não-Classificadas: As iniciativas restantes não foram classificadas, pois obtiveram uma pontuação inferior a 50% do total.
- 4. Inabilitada: as iniciativas que não cumpriram os requisitos do edital na etapa de habilitação;
- 5. O parecer com respostas sobre a fase de recurso da seleção foi enviado para o e-mail das iniciativas que submeteram recurso.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar