No próximo domingo (5), milhares de estudantes em todo o Brasil enfrentarão a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse dia, o foco principal é a Língua Portuguesa, que também inclui a temida prova de Redação. A ansiedade inicial dos candidatos pode ser superada com estratégias bem desenvolvidas no estudo realizado durante o ano pelo candidato.
Olho na Matriz de Referência
Segundo um levantamento realizado pelo Sistema Positivo de Ensino, uma rede de educação privada, uma das maneiras de garantir um bom desempenho na prova de Língua Portuguesa no Enem é basear-se na Matriz de Referência, que relaciona os conteúdos que podem ser cobrados no exame.
Embora essa abordagem seja importante, uma preparação abrangente é necessária, pois a diversidade de tópicos a serem estudados é vasta. Nas últimas revisões, é aconselhável focar nos principais temas abordados nos anos anteriores.
Saiba o que estudar!
Fábio Gusmão, assessor de Língua Portuguesa e Redação do Sistema Positivo de Ensino, ressaltou a importância de não apenas estudar, mas de saber o que estudar. Ele explicou que priorizar os tópicos mais frequentemente cobrados pode aumentar a probabilidade de acertar uma parcela significativa das questões.
Conteúdo relacionado
- Fique de olho! Aulões dão dicas e macetes para prova do Enem
- Enem: confira dicas sobre o que fazer neste final de semana
- Professora traz dicas para a redação com 10 possíveis temas
O Enem é o principal meio de ingresso no Ensino Superior no Brasil. Além de Língua Portuguesa e Redação, o primeiro dia do exame abrange a área de Linguagens, que inclui um idioma estrangeiro (inglês ou espanhol), dependendo da escolha do participante na inscrição.
Na segunda etapa, programada para o dia 12 de novembro, os candidatos enfrentarão conteúdos de Ciências da Natureza, abrangendo Física, Química e Biologia, além da prova de Matemática e suas Tecnologias.
É preciso ter repertório cultural
Além de um sólido conhecimento dos conceitos relacionados à Língua Portuguesa, Gusmão enfatizou a importância de um amplo repertório cultural para realizar uma boa prova. Ele explicou que a capacidade de ler e interpretar textos é fundamental para o Enem e que isso é alcançado através da leitura frequente, assistindo a filmes, visitando museus e participando de eventos culturais para construir um repertório sólido no dia a dia.
Quer saber mais notícias sobre o Brasil? acesse o nosso canal no WhatsApp
A seguir, confira os principais tópicos abordados na prova de Língua Portuguesa nas últimas cinco edições do Enem:
- Interpretação de texto verbal e não verbal: questões baseadas na interpretação de textos ou elementos visuais, como tirinhas, desenhos e obras de arte.
- Gêneros textuais: enfase em diferentes tipos de gêneros textuais, como propagandas, receitas, cartas e relatos de viagem.
- Variações linguísticas: estudo das diferentes formas de uma língua de acordo com fatores como região e condições sociais.
- Funções da linguagem: abordagem das seis funções da linguagem (referencial, poética, metalinguística, fática, conativa e emotiva) e sua utilização.
- Figuras de linguagem: reconhecimento e aplicação de figuras de linguagem, importantes tanto no Enem quanto na comunicação cotidiana em Língua Portuguesa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar