O jacaré-açu (Melanosuchus niger) é uma espécie de jacaré exclusiva da América do Sul, podendo atingir até 4,5 metros de comprimento e mais de trezentos quilogramas. Porém já foram encontrados exemplares com mais de 5 metros de comprimento e meia tonelada de peso.
Também conhecido como jacaré-negro ou jacaré-preto, é um predador do topo de cadeia alimentar. Exemplares adultos podem predar qualquer animal de seu habitat, inclusive outros predadores como pumas, onças, jiboias e sucuris, se forem surpreendidos por esses répteis.
Normalmente, se alimenta de pequenos animais, como tartarugas, peixes, capivaras e veados. É uma espécie que esteve à beira da extinção, devido ao valor comercial do couro e da carne. Atualmente, a população encontra-se estável no Brasil.
Conteúdos relacionados:
- Verme cabeça de martelo chega ao Brasil e preocupa biólogos
- Vídeo: maior sucuri do mundo é descoberta na Amazônia
- Sucuri é resgatada após atacar cachorro e morder idoso
Na última quinta-feira (22), um jacaré-açu, de aproximadamente 4 metros, foi flagrado atravessando uma estrada na zona rural de Formoso do Araguaia, no Tocantins. Imagem do animal gigante foi registrada por supervisor de transporte, Lucas Marinho, de 29 anos. A gravação viralizou e chamou atenção dos internautas nas redes sociais.
"Quando eu estava no percurso para ir até a área onde os caminhões carregando a colheita de arroz. Aí eu dei de cara com esse jacaré e foi na hora que eu gravei o vídeo", contou Lucas Marinho.
A presença dos animais é bem comum na região e também fácil encontrar lagos repletos de jacarés, mas o que chamou atenção foi o tamanho do bicho.
"Quase todo dia eu encontro jacaré, lá na região tem bastante. Só que desse tamanho aí não é tão fácil de ver. De vez em quando a gente encontra por lá", comentou.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp!
O vídeo chamou a atenção na internet e rendeu até novos seguidores para o supervisor de transportes.
"Mandei para familiares, para um pessoal lá da fazenda e acredito que alguém possa ter mandado para esses sites aí do Instagram, mas nunca imaginei que ia repercutir tanto assim. Várias pessoas já vieram falar comigo, mandar mensagem, solicitação no Instagram, recebi bastante. Acho que tem quase cem solicitações pra mim", disse ele.
VEJA O VÍDEO:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar