plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
AJUDA DA TECNOLOGIA

Ministério anuncia IA para fazer pente-fino no Bolsa Família

De acordo com o governo brasileiro, aproximadamente 2% das famílias que atualmente recebem o benefício não atendem aos requisitos exigidos.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Ministério anuncia IA para fazer pente-fino no Bolsa Família camera O Ministério do Desenvolvimento Social vai adotar a IA para auxiliar no processo. | Reprodução/GOV

Para receber o auxílio do Bolsa Família, um dos principais programas sociais do mundo, o cidadão precisa preencher uma série de requisitos para estar enquadrado no programa e receber a ajuda do governo. Porém, muitas pessoas conseguem burlá-lo e recebê-lo sem atender às condições.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, revelou nesta terça-feira (19) que o governo adotará a Inteligência Artificial para realizar uma análise detalhada no programa Bolsa Família, visando o pagamento exclusivo aos beneficiários que verdadeiramente se enquadrem nos critérios estabelecidos.

De acordo com o ministro, aproximadamente 2% das famílias que atualmente recebem o benefício não atendem aos requisitos exigidos. Ele ressaltou o compromisso do governo em alcançar uma eficiência de 100%.

Dias fez essa declaração durante o lançamento do plano anual da rede federal de fiscalização do Bolsa Família e Cadúnico. Instituído em 2023, esse grupo tem como objetivo primordial prevenir fraudes e aprimorar a coleta e a fiscalização de informações nos programas sociais.

O ministro enfatizou o avanço tecnológico ao afirmar: "Normalmente, utilizávamos o CNIS, o cadastro de empregos, trabalhávamos com a renda declarada e as informações municipais, mas agora não. Teremos mais de 1,3 pentabytes de dados em sistemas de cruzamento, o que nos permitirá obter informações precisas sobre aqueles que estão infringindo as regras e recebendo indevidamente."

O plano anual da rede federal de fiscalização contempla oito ações, incluindo a elaboração de propostas para aprimorar a qualidade da base de dados e a atualização e unificação do fluxo de denúncias para o Bolsa Família e o Cadúnico.

Quer mais notícias do Brasil? acesse o nosso canal no WhatsApp

Além disso, o programa apresenta cinco diretrizes gerais para o plano de ação, destacando a não criminalização da pobreza, a evolução do cruzamento de dados, a implementação de ações estruturantes contra fraudes, a estruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos estados e municípios, e a transparência e comunicação com a sociedade.

O ministro também alertou para o aumento das fraudes em 2022, ano eleitoral, e enfatizou a necessidade de prevenção para evitar problemas futuros.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias