
Rita Lee foi uma força da natureza, uma artista como nenhuma outra. E a cobra batizada em homenagem à artista não é muito diferente.
Natural da Indonésia, a Víbora-de-Lábios-Brancos azul resgatada pela Polícia Federal estava sendo transportada pelo país com outras 59 cobras em um ônibus. O veículo havia saído de São Paulo e foi apreendido no interior da Bahia.
A espécie de coloração azul é raríssima e pode ser encontrada na natureza em apenas algumas ilhas no sul-asiático.
Conteúdo relacionado:
- Homem trans reverte a transição e se arrepende
- A incrível mansão em topo de arranha-céu ficará desabitada?
- O que é o "divanar" e "agamenon" cantado em brega marcante?
Apesar de bonita, seu veneno é cruel. Uma picada da cobra pode causar necrose e hemorragia. Segundo o Instituto Butantan, referência na criação de soros para venenos de cobras, não há soro antiofídico disponível no Brasil, por se tratar de uma espécie exótica.

É uma espécie pequena e arborícola, com cerca de 65 centímetros, e geralmente vive no topo das árvores, e se alimenta de pequenos pássaros. Por isso, outros exemplares de víboras são geralmente esverdeados ou amarelados, e apenas a espécie Trimeresurus insularis, proveniente de poucas ilhas da Indonésia, tem a coloração azul-mar.
Quer ver mais curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp
Quando foram resgatadas, em junho de 2023, foram registrados dois exemplares da serpente, um macho e uma fêmea. A fêmea, que estava em condições precárias de saúde, faleceu após algumas semanas, e o macho continua instalado no Museu Biológico do Instituto Butantan, em São Paulo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar