plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
POSIÇÃO

Vaticano diz "não" a mudança de sexo e teoria de gênero 

Vaticano emite novo documento sobre respeito à dignidade humana, reafirmando oposição a mudanças de sexo, teoria de gênero e ao que chama de práticas controversas a exemplo da "barriga de aluguel"

Imagem ilustrativa da notícia Vaticano diz "não" a mudança de sexo e teoria de gênero  camera O Vaticano emitiu nesta segunda-feira (8) um novo texto dedicado ao respeito pela "dignidade humana" | ( Divulgação/Vatican Media)

Desde que foi eleito pelos cardeais há dez anos, Francisco tem tentado tornar a doutrina católica mais acolhedora para pessoas que se sentem excluídas, como membros da comunidade LGBTQIA+, mas sem mudar nenhuma parte do ensinamento da igreja sobre questões morais.

O Vaticano emitiu nesta segunda-feira (8) um novo texto dedicado ao respeito pela "dignidade humana". Aprovado pelo papa Francisco, o documento reafirmou sua oposição a mudanças de sexo, à teoria de gênero e à prática da barriga de aluguel, bem como ao aborto e a eutanásia. Por outro lado lado, disse que as pessoas LGBTQIA+ devem ser respeitadas.

Denominado de "Dignitas infinita" (dignidade infinita, em português), o trabalho publicado pelo Gabinete Doutrinário do Vaticano (DDF) tem quase 20 páginas e pode ser lido como uma forma de apaziguar as divisões dentro da Igreja, quatro meses após a polêmica em torno da instauração de bênçãos para casais homoafetivos, especialmente entre os mais conservadores.

Conteúdos relacionados:

Pela primeira vez de forma tão específica, o Vaticano denuncia veementemente a "teoria de gênero", que Francisco chama de "colonização ideológica muito perigosa". "Qualquer intervenção de mudança de sexo geralmente corre o risco de ameaçar a dignidade única que uma pessoa recebe no momento da concepção", afirma o documento.

O documento reconheceu que algumas pessoas podem ser submetidas a cirurgia para resolver "anomalias genitais", mas sublinhou que "tal procedimento médico não constituiria uma mudança de sexo no sentido pretendido".

Segundo a publicação, a gestação por barriga de aluguel entra "em total contradição com a dignidade fundamental de cada ser humano" e "a aceitação do aborto na mentalidade, nos costumes e na própria lei" reflete "uma crise de moralidade muito perigosa".

Quer saber mais sobre as notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

A declaração afirma que a parentalidade substituta viola a dignidade tanto da mãe substituta como da criança. Em janeiro, o papa chamou a prática de "desprezível" e pediu uma proibição global.

O papa Francisco aprovou-o depois de solicitar que o documento também mencionasse "a pobreza, a situação dos migrantes, a violência contra as mulheres, o tráfico de seres humanos, a guerra e outros temas", disse o chefe do DDF, o cardeal Victor Manuel Fernandez, em comunicado.

Ao mesmo tempo, a Igreja recorda que as pessoas LGBTQIA+ devem ser respeitadas. O documento ainda denuncia que em alguns lugares, "muitas são presas, torturadas e até privadas do bem da vida apenas por sua orientação sexual".

Também mencionou o abuso sexual como uma ameaça à dignidade humana —chamando-o de "generalizado na sociedade", incluindo dentro da Igreja Católica— bem como a violência contra as mulheres, o cyberbullying e outras formas de abuso online.

Em janeiro, o papa Francisco defendeu a bênção a casais do mesmo sexo, medida que ele mesmo aprovou e que vem sendo contestada por setores conservadores. O pontífice disse que a decisão em parte foi mal compreendida.

Desde a declaração, divulgada em 18 de dezembro, o Vaticano tem se esforçado para enfatizar que as bênçãos não representam "endosso" ou "absolvição" de atos homossexuais —que a igreja considera pecados—e que não devem ser vistas como algo equivalente ao sacramento do matrimônio para casais heterossexuais.

Líderes da igreja na África emitiram uma carta dizendo que a decisão havia causado "inquietação na mente de muitos" e que não poderia ser aplicada devido ao contexto cultural na região.

Além dos bispos africanos, religiosos nos Estados Unidos manifestaram forte oposição à decisão da igreja, chegando a chamar Francisco de "servo de Satanás". Na França, sacerdotes disseram a padres que eles poderiam abençoar indivíduos gays, mas não casais. A igreja ensina que o sexo gay é "pecaminoso e desordenado".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias