Mais de 112 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, nas modalidades rural e entidades, foram anunciadas nesta quarta-feira (10).

Em evento no Palácio do Planalto, o presidente Lula (PT) e o Ministro das Cidades, Jader Filho, assinaram ato que beneficiará mais de 440 mil pessoas de áreas rurais, comunidades tradicionais e famílias organizadas pelos movimentos de luta por moradia. O investimento será de cerca de R$ 11,6 bilhões.

Segundo o levantamento realizado pelo Ministério das Cidades, as novas habitações serão direcionadas para comunidades quilombolas, povos indígenas e famílias mobilizadas por movimentos em prol do acesso à moradia, com uma prioridade destacada para grupos particularmente vulneráveis, como mulheres chefes de família e famílias residentes em áreas de risco.

Quer mais notícias do Brasil? acesse o nosso canal no WhatsApp

A meta estabelecida pelo presidente Lula é a contratação de 2 milhões de novas moradias até o ano de 2026.

No ano de 2023, que marca o início do terceiro mandato do presidente Lula, foram entregues um total de 21,5 mil unidades habitacionais às famílias.

As projeções do Ministério das Cidades para o ano de 2024 indicam uma expectativa de entrega de aproximadamente 26 mil unidades habitacionais.

Esses dados são baseados principalmente nas moradias já construídas dentro do programa Faixa 1, que abrange famílias com renda mensal de até R$ 2.640, proporcionando-lhes praticamente a aquisição da casa própria.

MAIS ACESSADAS