plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MARGEM EQUATORIAL

Faixa com indícios de petróleo descoberta passa pelo Pará

A Margem Equatorial, onde os indícios foram encontrados, abrange a faixa litorânea ao norte do Brasil, estendendo-se desde a Guiana até o Rio Grande do Norte, passando pelo Estado do Pará

Imagem ilustrativa da notícia Faixa com indícios de petróleo descoberta passa pelo Pará camera A bacia do Pará-Maranhão tem grandes indícios de possuir petróleo | Reprodução

A Petrobras anunciou na última terça-feira (9) a descoberta de indícios de petróleo na bacia Potiguar, localizada na Margem Equatorial do Brasil. A descoberta ocorreu no poço exploratório Anhangá, próximo à fronteira entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte, a aproximadamente 190 km de Fortaleza e 250 km de Natal.

De acordo com a Petrobras, esta é a segunda descoberta de indícios de hidrocarbonetos na Margem Equatorial, sendo a primeira também na bacia Potiguar, no poço Pitu Oeste, localizado a cerca de 24 km do poço Anhangá. A estatal informou que essas descobertas ainda estão sujeitas a avaliações complementares.

A Petrobras recebeu autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para realizar operações exploratórias na bacia Potiguar desde setembro de 2023. No entanto, ainda não obteve permissão para explorar a bacia da Foz do Amazonas, uma região próxima da Guiana, país que já identificou grandes reservas de óleo.

Conteúdo relacionado:

Apesar de estar na bacia da Foz do Amazonas, o bloco em foco pela Petrobras não está próximo à foz do rio Amazonas. A área onde o poço de petróleo a ser perfurado está a 500 km de distância da foz do rio e aproximadamente 170 km do Oiapoque, no Amapá.

Os indícios de petróleo passam pela bacia Pará-Maranhão.
📷 Os indícios de petróleo passam pela bacia Pará-Maranhão. |Divulgação/Petrobras

A Margem Equatorial abrange a faixa litorânea ao norte do Brasil, estendendo-se desde a Guiana até o Rio Grande do Norte, passando pelo Estado do Pará. Composta por cinco bacias sedimentares, a porção brasileira possui 42 blocos.

A Petrobras planeja investir US$ 3,1 bilhões em operações exploratórias na Margem Equatorial até 2028, com a expectativa de perfurar 16 poços nos próximos cinco anos.

Quer mais notícias do Brasil? acesse o nosso canal no WhatsApp

Em nota, a Petrobras destacou que a perfuração em Anhangá ocorreu sem qualquer incidente, reforçando o compromisso da companhia com o respeito às pessoas e ao meio ambiente. Afirmou também que o histórico de 3 mil poços perfurados em ambiente de águas profundas e ultraprofundas confirma sua capacidade técnica para operar com segurança.

"As atividades exploratórias na Margem Equatorial representam mais um passo no compromisso da Petrobras em buscar a reposição de reservas e o desenvolvimento de novas fronteiras exploratórias que assegurem o atendimento à demanda global de energia durante a transição energética", acrescenta o texto.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias