plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ECONOMIA

Lula assina MP para reduzir conta de energia elétrica

A medida é parte de uma das ações do governo para reduzir itens que tem pesado no bolso dos consumidores.

Imagem ilustrativa da notícia Lula assina MP para reduzir conta de energia elétrica camera A medida tem o objetivo de "aliviar" o bolso dos consumidores de energia elétrica. | (Foto: Ricardo Stuckert/ PR)

No último mês, a inflação na conta de energia elétrica pesou no bolso dos consumidores. Segundo a projeção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o aumento estimado é de 5,4% acima da inflação.Os dados estão bem acima da estimativa prevista pelo mercado financeiro, que calculou um percentual de 3,9%.

Na última terça-feira (09), o presidente Luis Inácio Lula da Silva assinou uma medida provisória que visa reduzir a conta de luz dos brasileiros em até 4%. O texto deve ser publicado no Diário Oficial da União nesta quarta (10).

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a medida pretende "aliviar" o bolso dos consumidores a um percentual que varia de 3,5% a 5% na conta de luz das famílias brasileiras.

Conteúdos relacionados

Silveira destacou ainda que o governo está tentando buscar corrigir os empréstimos deixados pela última gestão do governo de Jair Bolsonaro (PL) e que resultaram no aumento da tarifa de energia.

O texto da MP prevê ainda o pagamento desses empréstimos a partir da antecipação do recebimento de recursos relativos à desestatização da Eletrobrás. Com isso, o governo projeta a diminuição nos reajustes das tarifas de energia de, no mínimo, 3,5% até 2026.

“Alguém achou uma boa ideia fazer negócios com juros elevadíssimos e jogar o boleto no colo dos brasileiros mais pobres e da classe média, que são os consumidores regulados”, afirmou Silveira. “Vamos quitar os empréstimos criados pela conta Covid e pela conta da escassez hídrica”, complementou.

Outro ponto da proposta é a adequação dos reajustes na tarifa de energia do Amapá à média dos estados da região Norte, que é de 9%. Antes, havia uma expectativa de aumento de até 44% na taxa do estado.

Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

A MP faz parte das ações do governo para baratear o preço de itens de consumo básicos da população, como energia e alimentos.

Na última semana, o chefe do Executivo se reuniu com Silveira e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir alternativas para diminuir o impacto da conta de luz no bolso do consumidor.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias