plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
É ARTIFICIAL?

Cupuaçu foi 'criado' por indígenas há 5 mil anos, diz estudo

Segundo um estudo da Universidade de São Paulo, povos indígenas do médio-alto Rio Negro 'domesticaram' a fruta há mais de 5 mil anos

Imagem ilustrativa da notícia Cupuaçu foi 'criado' por indígenas há 5 mil anos, diz estudo camera A fruta foi "domesticada" pelos indígenas do médio-alto Rio Negro há mais de 5 mil anos. | Foto: Shutterstock

Uma fruta muito apreciada em sucos, bolos, cremes e diversas receitas culinárias, o cupuaçu, cientificamente conhecido como Theobroma Grandiflorum, foi objeto de uma pesquisa inovadora que buscou comprovar a origem do fruto.

Pesquisadores do Instituto de Biociências (IB) da USP descobriram que o cupuaçu é ou seria uma espécie ‘domesticada’ pelas populações indígenas do médio-alto Rio Negro, há mais de 5 mil anos.

A descoberta é uma importante revelação, já que acreditava-se que a fruta era uma espécie nativa da região amazônica. Além disso, abre portas para que outras frutas e outras espécies também sejam melhor estudadas.

Espécies ‘domesticadas’ são tipos de seleção artificial

Os estudiosos definiram o termo "domesticadas" como sendo aquelas originadas por meio da ação humana através de uma seleção artificial. São mais comumente associadas a animais. Contudo, o procedimento também é utilizado em vegetais.

As suspeitas por trás da origem do cupuaçu tiveram início a partir de uma expedição realizada pelo pesquisador da USP, Matheus Colli-Silva, doutor em botânica na região amazônica. “A princípio, nós não tínhamos pensado nessa pergunta. Mas, aos poucos, fomos desconfiando e porque percebemos que o cupuaçu não estava presente na mata fechada, mas sempre nas margens da floresta, próximo das civilizações”, explicou Colli-Silva.

Conteúdos relacionados

Por conta da semelhança física que há entre o cupuaçu e o cupuí, foi realizada uma coleta de exemplares dessas duas frutas que, posteriormente foram levadas ao laboratório e analisadas por meio do sequenciamento de DNA.

A conclusão é que o cupuaçu é uma variante domesticada do cupuí, um integrante da família do cacau e natural do bioma amazônico. “Do cupuí para o cupuaçu ocorreu uma mudança física. O progenitor do cupuaçu tinha uma polpa não muito volumosa, e o fruto era menor”, explicou Colli-Silva.

A pesquisa

Por meio de dados arqueológicos e antropológicos sobre a história dos povos indígenas na região amazônica, os pesquisadores conseguiram comprovar que esse processo provavelmente teve início entre 5 e 8 mil anos atrás por povos indígenas que viviam na região do médio-alto Rio Negro.

Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

A descoberta evidencia que os povos indígenas da região perceberam o potencial da polpa do cupuí, selecionaram os frutos que eram maiores e cruzaram esses entre si. “Se se começa a fazer esse retrocruzamento com atributo de interesse, que, nesse caso, é um fruto maior, você vai, ao longo das gerações, desenvolvendo esses indivíduos.”

Colli-Silva explica que o retrocruzamento acontece quando existe o cruzamento entre um descendente com qualquer um de seus progenitores. O método viabiliza a transferência de genes – o que explica o aumento de tamanho dos frutos com o tempo.

Indígenas e a biodiversidade

A relação entre as populações indígenas e o processo de origem do cupuaçu reforça a importância da relação desses povos com a biodiversidade da região. “A Amazônia é um bioma que foi ocupado e modificado por povos indígenas. Mas, diferente do que temos hoje, essas alterações feitas há milênios atrás foram feitas de modo sustentável”, pondera o pesquisador.

O processo de domesticação do cupuaçu ocorreu no final do Holoceno – era geológica marcada pela estabilização meteorológica. De acordo com evidências arqueológicas, foi nesse período que os povos da Amazônia passaram a aprimorar técnicas que melhoravam a produtividade e, ao mesmo tempo, colaboraram para a conservação da floresta.

“Essa descoberta mostra como os povos indígenas sempre cuidaram da natureza e a extensão de seus conhecimentos sobre a flora. Além disso, deixa claro que coisas que nós cientistas aprendemos nos últimos 500 anos já eram conhecidas há milênios por outros povos.”

“O próximo passo é olharmos para as espécies brasileiras de diferentes biomas e aplicarmos o mesmo método para estudá-las. Essas pesquisas sobre a flora brasileira brasileira são importantes para seu uso econômico de maneira sustentável”

O nome cupuaçu deriva das palavras em tupi kupu, que significa “que parece com cacau”, e uasu, que é “grande”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias