O Rio Grande do Sul tem enfrentado muitos desafios por conta da maior tragédia climática da história do estado, que deixou rastros de destruição em várias cidades. Apesar da friagem da semana passada, as chuvas devem diminuir e o sol volta a aparecer.
Neste domingo (19), por exemplo, quase todo o Rio Grande do Sul terá sol entre muitas nuvens, segundo a Climatempo. E na segunda-feira (20), não há previsão de chuva para todo o estado na maior parte parte do tempo.
Embora o clima permaneça nublado, as nuvens de chuva se afastaram de quase todo o estado, e o sol reapareceu neste final de semana em praticamente todas as áreas do Rio Grande do Sul.
A diminuição das chuvas e a volta gradual do calor, é um alívio para os gaúchos que enfrentaram uma queda de temperatura com o avanço de uma nova massa de ar frio de origem polar na semana passada.
Alertas para a semana
Neste domingo, tem possibilidade de chuva moderada a forte no litoral gaúcho e o mar ficará agitado, com risco de ressaca na madrugada e pela manhã. Já na Grande Porto Alegre terá um domingo com predominância de céu nublado e chuviscos. E na região serrana, o céu estará nublado com possibilidade de chuva a qualquer hora.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Bairro com 350 casas é devastado por inundação no RS
- Especialistas apontam falhas no sistema de proteção no RS
Mesmo com o afastamento da massa de ar frio, a temperatura segue amena em todo o Rio Grande do Sul, com sensação de frio durante grande parte do dia. Na terça-feira (21), novas áreas de instabilidade voltarão a se formar sobre o estado gaúcho. Nuvens de chuva poderão se espalhar pelo estado, com risco de chuva forte ao longo do dia.
Na próxima quarta-feira (22), a combinação da queda acentuada da pressão do ar com a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vai gerar um ciclone extratropical e uma nova frente fria, intensificando a chuva no estado.
Mortos causados pelas enchentes
Em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde o começo deste mês, foram registrados um total de 155 mortos e 89 pessoas ainda estão desaparecidas, de acordo com o último balanço da Defesa Civil do estado, divulgado na manhã deste hoje (19).
Quer ver mais notícias sobre o Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
Em todo o estado cerca de 2.304.422 pessoas foram afetadas pelas enchentes. Conforme o boletim, 463 municípios foram afetados, 540.626 pessoas ficaram desalojadas e outras 77.202 estão em abrigos.
Um total de 806 pessoas ficaram feridas em meio às enchentes, e mais de 82 mil já foram resgatadas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar