O número de golpes aplicados em aplicativos de namoro tem aumentado significativamente no Brasil. Estima-se que, em 2023, mais de 1,8 milhão de brasileiros foram vítimas de fraudes virtuais, incluindo golpes emocionais e sequestros-relâmpago. Um dos golpes mais comuns é o "estelionato emocional", no qual o golpista se aproxima da vítima para obter dinheiro. É essencial que os usuários de aplicativos de relacionamento se protejam, evitando encontros em locais isolados, verificando a autenticidade dos perfis e, principalmente, não efetuando transferências bancárias para desconhecidos.
Marcelo Henrique Freitas Fonseca, de 27 anos, foi preso nesta segunda-feira (30) suspeito de usar aplicativos de namoro para aplicar golpes em mulheres no Distrito Federal.
Ao menos 37 vítimas denunciaram o homem à polícia. Elas narraram o mesmo modus operandi, afirmando que ele se aproximava delas pelos aplicativos e, em pouco tempo, as convencia a fazer "investimentos em esquemas financeiros". Os investimentos não tinham retorno e o dinheiro "sumia".
Ao menos R$ 50 mil das vítimas foram movimentados com esses golpes, segundo a polícia. Além de fazer as transferências, as mulheres também eram convencidas a "emprestar" a chave Pix ao suspeito, que usava as contas delas para movimentar o dinheiro de outros golpes.
Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Crimes eram cometidos desde 2017, segundo investigação da polícia. O homem já tinha sido condenado a um ano e nove meses de prisão, em regime aberto e reparação de danos à vítima no valor de R$ 1.412, por crime semelhante. As vítimas que buscaram as autoridades moravam em regiões diferentes do Distrito Federal.
Outras vítimas devem buscar a polícia. A Polícia Civil do Distrito Federal afirmou que o modo de agir do homem envolve "manipulação emocional e financeira" e orientou que as mulheres "desconfiassem de histórias dramáticas, que envolvem ganho fácil de dinheiro". O homem deve responder por 37 ocorrências de estelionato sentimental.
Confira dicas para evitar golpes em aplicativos de namoro:
- Verifique a plataforma: Prefira aplicativos e sites de namoro conhecidos e com medidas de segurança.
- Pesquise a pessoa: Faça uma pesquisa básica sobre a pessoa com quem está a conversar, como no Google ou no Jusbrasil.
- Evite compartilhar informações pessoais: Não divulgue dados financeiros, endereço, local de trabalho ou outras informações pessoais.
- Cuidado com fotos: Desconfie de fotos muito encenadas, sensuais ou de pessoas muito atraentes. Pode fazer uma busca reversa de imagens para verificar se a foto é de banco de imagens.
- Evite conversas em outros apps: Prefira manter a conversa pelo aplicativo que iniciou a interação.
- Não envie dinheiro: Nunca envie dinheiro para alguém que não conhece pessoalmente.
- Desconfie de links desconhecidos: Evite clicar em links ou downloads na bios de usuários ou em mensagens enviadas.
- Denuncie comportamentos suspeitos: Utilize as ferramentas de denúncia disponíveis nas plataformas de namoro.
- Conte para amigos ou familiares: Mantenha amigos ou familiares informados sobre suas interações online.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar