plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOVA LEI

Sairé é reconhecido como manifestação cultural do Brasil

A Festa do Sairé, em Alter do Chão, é agora reconhecida como manifestação cultural nacional, celebrando tradições indígenas e folclóricas.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Sairé é reconhecido como manifestação cultural do Brasil camera O Ministro das Cidades, Jader Filho, destacou a importância da festa do Pará. | (Marcelo Camará - Aescom / MCid)

A cultura da Amazônia é rica em em diversas áreas, como a culinária, religiosa, musical e entre outras. Para reconhecer isso, uma nova lei foi sancionada.

O presidente Lula sancionou nesta terça-feira (15) a lei que reconhece a Festa do Sairé, realizada anualmente no mês de setembro em Alter do Chão, no Pará, como uma manifestação da cultura nacional. O evento, que tem suas origens no século 17, começou como um ritual indígena e, ao longo do tempo, incorporou elementos das culturas africanas e dos caboclos, tornando-se uma celebração diversa e tradicional.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

A Festa do Sairé é caracterizada por sua dualidade, com um lado religioso marcado por procissões, missas e atividades católicas que atraem centenas de fiéis, e um lado cultural, que ganha destaque com o Festival dos Botos. Durante a competição folclórica, grupos representam os botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, encenando a lenda amazônica do boto, um golfinho de água doce que se transforma em um jovem sedutor. As apresentações são acompanhadas por torcidas animadas e um júri responsável por escolher o vencedor.

O deputado federal Leo de Brito, um dos relatores do projeto na Câmara, destacou a relevância histórica e cultural da celebração. "Estamos falando de uma manifestação cultural que surge com os indígenas, com mais de três séculos, é abraçada pelos jesuítas e consegue se manter até os dias atuais, sobretudo nas manifestações que são feitas no mês de setembro. É o reconhecimento da importância dos saberes e das manifestações religiosas e culturais da Amazônia", afirmou o parlamentar.

O ministro das Cidades, Jader Filho, comparou a festa ao Festival de Parintins, no Amazonas, onde dois bois, Garantido e Caprichoso, protagonizam uma disputa folclórica semelhante. "Em Parintins são os bois, no Pará são os botos, o Tucuxi e o Cor-de-Rosa. A rivalidade é uma beleza maravilhosa. Santarém, inclusive, exporta artesãos para Parintins, que ajudam a confeccionar os carros alegóricos e fantasias do festival", explicou o ministro durante a cerimônia de sanção no Palácio do Planalto.

Com a sanção da lei, a Festa do Sairé passa a integrar a lista oficial de manifestações culturais de importância nacional. A nova legislação visa ampliar a visibilidade do evento, garantindo maior reconhecimento às suas raízes e tradições. A lei entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União.

OUTRAS LEIS APROVADAS

Além do reconhecimento da festa do Sairé, Lula também sancionou a lei que institui o dia 9 de junho como o dia nacional da música gospel e a lei que reconhece a charge, a caricatura, o cartum e o grafite como manifestações da cultura brasileira.

A medida é resultado do Projeto de Lei Nº 24/2020, aprovado pelo Senado Federal em setembro. A iniciativa reconhece expressões artísticas que até então eram muitas vezes vistas como marginais ao patrimônio cultural do país.

“Aprovamos aqui a questão dos grafites, do cartum, que poderia ser uma lei tranquilamente homenageando o nosso querido Henfil, homenageando o nosso querido Ziraldo, que já se foi, e tantos outros cartunistas e companheiros que tiveram um trabalho extraordinário”, afirmou o presidente Lula durante a sanção.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias