plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
EVITE GOLPES

Qual a chave pix mais segura? Confira!

Descubra como evitar cair em golpes com o Pix e qual chave é mais segura na hora de fazer as transações.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Qual a chave pix mais segura? Confira! camera Confira qual a chave pix mais segura. | (Foto: Reprodução/Pixabay)

O Pix se popularizou no Brasil a partir de 2020 e já se tornou um dos principais tipos de transação financeira, mas é preciso ter certa cautela com uso das chaves. Somente no final de setembro, 799.867.422 chaves foram cadastradas e desse total, quase metade (48%) são do tipo aleatória.

Mas de que forma evitar cair em golpes com o pix? Segundo o especialista Mark Sze, head de operações, a chave aleatória caba sendo a melhor opção para evitar tentativas de golpes.

Sze ressalta que o uso de chave pix como telefone celular ou CPF são considerados meios fáceis para os golpistas, já que são informações pessoais.

Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

“A chave CPF é a única chave que pode ser considerada pessoal e intransferível. Por esse motivo, é a chave que expõe um dado pessoal que pode ser utilizado para atribuir outras informações de uma pessoa quando cruzada com fontes adicionais”, alerta o especialista.

Um dos exemplos que o especialista dá é de que o CPF, por exemplo, pode ser usado de forma fraudulenta pelos criminosos, justamente por ser alvo fácil para abertura de contas por falsidade ideológica ou em cadastros de solicitações de créditos e serviços sem o consentimento do portador.

As chaves Pix como e-mail e telefone celular são mais usadas por golpistas que praticam o phishing e engenharia social. Esta, por sua vez, acontece quando uma pessoa tenta convencer outra a executar ações que a levam a fornecer informações ou seguir passos que facilitem a execução de golpes.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias