Doenças associadas ao zika vírus trouxeram inúmeros prejuízos para milhares de famílias, incluindo comprometimentos motores e de memória em adultos e graves sequelas em bebês, como a microcefalia. A doença viral, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, teve seu primeiro caso confirmado no Brasil em abril de 2015.
Pensando no bem-estar dos infectados e com o objetivo de amenizar os impactos causados pela doença, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu nesta quinta-feira (9), por meio de medida provisória, um apoio financeiro de R$ 60 mil para crianças com deficiência decorrente da síndrome congênita associada à infecção pelo vírus zika. O benefício será concedido a crianças nascidas entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2024.
Requisitos para acesso ao benefício
O requerimento deve ser feito junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para receber o valor, é necessário comprovar:
- 1. A relação entre a infecção pelo vírus zika durante a gestação e a síndrome congênita;
- 2. A existência da deficiência.
O pagamento será realizado em parcela única, com os recursos provenientes do programa orçamentário “Indenizações e Pensões Especiais de Responsabilidade da União”. A indenização estará disponível somente em este ano.
Quer ler mais notícias de Saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Medida Provisória e tramitação
Por se tratar de uma medida provisória, a decisão tem validade imediata, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 180 dias para se tornar definitiva.
O que é o zika?
De acordo com o Ministério da Saúde, o zika vírus pode ser transmitido de uma gestante infectada, com ou sem sintomas, para o feto durante toda a gravidez. Essa infecção pode causar diversas anomalias congênitas, como microcefalia, alterações no sistema nervoso central e complicações neurológicas que caracterizam a Síndrome Congênita do vírus Zika (SCZ).
“As crianças com SCZ frequentemente apresentam uma ampla gama de deficiências intelectuais, físicas e sensoriais, que permanecem por toda a vida”, afirma o Ministério da Saúde.
Sintomas do zika vírus
Embora 80% dos casos sejam assintomáticos, os sintomas mais comuns incluem:
- Febre baixa;
- Dores de cabeça e articulares;
- Manchas vermelhas na pele;
- Coceira;
- Vermelhidão nos olhos.
Em caso de sintomas, é recomendado procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação e tratamento adequado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar