
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já tem data certa para acontecer. As inscrições serão abertas em 26 de maio e seguem até 6 de junho, segundo informou o ministro da Educação, Camilo Santana, por meio de suas redes sociais.
Ao mesmo tempo, as provas também estão marcadas para serem aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Entretanto, vale lembrar que a aplicação das provas para Belém, Ananindeua e Marituba pode mudar, em função da COP 30, a pedido do Governo do Pará ao Ministério da Educação (MEC).
Conteúdo Relacionado
- ITA abre cursos gratuitos em Engenharia e Sistema de Controle
- Governo abre 3.174 vagas para programa Mais Médicos. Confira!
- IBGE vai abrir 9,5 mil vagas com salários de até R$ 3.379,00
Principal porta de entrada para o ensino superior no país, o Enem avalia o desempenho de estudantes ao final da educação básica. Na edição de 2024, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram no exame. A taxa de presença foi de 73,4% no primeiro domingo e de 69,4% no segundo.
A estrutura do exame deve seguir o mesmo modelo da edição anterior, com 180 questões objetivas e uma redação. No primeiro dia, os candidatos responderão a perguntas de Linguagens, Ciências Humanas e farão a redação. No segundo, será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Gratuidade e calendário de isenção
Quem solicitou a isenção da taxa de inscrição deve ficar atento ao calendário:
12 de maio: resultado dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência
12 a 16 de maio: período para envio de recursos
22 de maio: divulgação do resultado final dos recursos
Quem pode pedir isenção?
- Estiver cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025
- Tiver concluído todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral em escola particular
- For de baixa renda e estiver inscrito no CadÚnico
- Participar do programa Pé-de-Meia, voltado ao incentivo da permanência escolar
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
O Ministério da Educação reforça que o edital trará mais detalhes sobre horários, estrutura das provas e procedimentos para quem solicitar atendimento especializado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar