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VISÃO NATURA 2050

DOL participa de evento que marca as metas da Natura para os próximos 25 anos

Com Caminhos Para Regeneração: Visão 2025-2050, companhia propõe a regeneração como lógica de crescimento do negócio e dos impactos socioambientais

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Imagem ilustrativa da notícia DOL participa de evento que marca as metas da Natura para os próximos 25 anos camera Evento aconteceu em São Paulo, e marcou o lançamento de compromissos até 2050 | (Divulgação)

Com as mudanças climáticas, o mundo chega cada vez mais próximo de um ponto de não-retorno para as condições normais, o que pode por em risco a vida no planeta. Para evitar isso, é necessário que pessoas e empresas trabalhem em conjunto na construção de metas e compromissos que garantam o bem-estar coletivo, e a Natura é uma das que aceitou esse desafio.

A empresa acaba de anunciar um documento com os compromissos mais ambiciosos de sua trajetória. A Visão 2025-2050 propõe ir além da sustentabilidade e promove sua tese de atuação empresarial, pautada na regeneração para a prosperidade coletiva e caminho inevitável para o sucesso dos negócios, das pessoas e da natureza.

Até a metade do século, a Natura se consolidará como uma empresa 100% regenerativa, promovendo a vida e impactando positivamente quatro capitais: financeiro, natural, social e humano.

“A Visão reforça nossa convicção de que o futuro exige uma construção no presente e sustentar as coisas como estão já não basta. Como na lógica de uma floresta, estamos apostando na interdependência das relações como motor de crescimento, não apenas para nossos resultados enquanto companhia, mas para toda a sociedade”, afirma João Paulo Ferreira, CEO da Natura.

CEO da Natura, João Paulo Ferreira destacou o compromisso da companhia com a vida
📷 CEO da Natura, João Paulo Ferreira destacou o compromisso da companhia com a vida |(Divulgação)

A Visão 2025-2050 passa a incorporar o escopo do Compromisso com a Vida, lançado em 2020, e reúne todas as metas socioambientais da companhia, organizadas em nove capítulos: Marcas, Produtos, Serviços, Colaboradores, Fornecedores, Amazônias, Venda por Relações, Acionistas e Investidores, e Mudanças Sistêmicas. Todos eles consideram uma atuação coletiva, em colaboração com a rede das relações que conectam a companhia a sua cadeia de valor.

“Estamos reafirmando nossa razão de existir que é o de produzir bem estar para as pessoas e ajudá-las a estar bem no mundo. Desde a origem da empresa, em 1969, isso é parte fundamental da nossa atuação, uma ideia de que existimos para produzir valor econômico, que vai além do valor financeiro, e é distribuído”, reforçou o executivo.

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Há mais de 50 anos a Natura influencia diversos atores da sociedade em prol de iniciativas inovadoras que já transformaram a vida das pessoas e o ecossistema em que vivem. Em 25 anos de atuação na Amazônia, sob o prisma de uma atuação regenerativa, a Natura já está conectada a 46 comunidades da sociobiodiversidade, uma meta que foi atingida seis anos antes do previsto. São mais de 10 mil famílias que prosperam socioeconomicamente ao mesmo tempo em que preservam 2,2 milhões de hectares de floresta. É um exemplo de como a atuação regenerativa implica em impactos do começo ao fim da cadeia, e traz ganhos para diferentes capitais de maneira simultânea.

Além da atuação direta no bioma amazônico, um pilar fundamental para enfrentamento da crise climática, a redução de emissões de carbono e a gestão de resíduos também são centrais na estratégia. Zerar emissões líquidas próprias de carbono até 2030, e as outras emissões da cadeia, do escopo 3, até 2050 são metas tangíveis e nas quais a Natura tem avançado significativamente. Em 2024, a redução nos Escopos 1 e 2 chegou a 43%. Em relação aos resíduos, o caminho passa por investir no desenvolvimento de novas soluções para o plástico. Até 2050, a empresa se compromete a ter 100% de plástico de origem renovável e compostáveis em seu portfólio.

Do ponto de vista social, a Natura defende a renda digna para sua rede de mais de 3 milhões de Consultoras de Beleza e para a cadeia produtiva, especialmente as comunidades agroextrativistas. A Natura também se compromete a fortalecer um quadro de colaboradores diverso e inclusivo. Na área administrativa, a ambição é de chegar à mesma proporção de grupos sub-representados que existem na sociedade.

“Estamos cientes dos desafios que ainda temos pela frente. A estratégia é gerar novos modelos de negócio, fomentar inovação aberta, incluir diversos atores para a jornada e criar parcerias capazes de reconfigurar o papel das empresas na sociedade. Isso demanda uma simbiose industrial e novos critérios para mensuração de impacto”, reforça o executivo.

DOL participa de evento que marca as metas da Natura para os próximos 25 anos
📷 |(Divulgação)

Metodologia Integrated Profit & Loss (iP&L)

O comprometimento da estratégia será mensurado por meio do Integrated Profit & Loss (iP&L), metodologia pioneira que atribui valor monetário a impactos socioambientais. Hoje, a ferramenta indica que a cada R$ 1 de receita da Natura, R$ 2,50 são retornados à sociedade. A meta para 2030 é ainda mais ambiciosa: R$ 4 de impacto socioambiental positivo para cada R$ 1 de receita, com total transparência dos impactos de produtos e serviços.

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Confira os destaques dos compromissos assumidos pela Natura até 2050:

  • Zerar emissões líquidas próprias de carbono até 2030, e as outras emissões da cadeia, do escopo 3, até 2050;
  • Implementar uma lógica de simbiose industrial, integrando nossas cadeias e nossas plantas com outras empresas, fornecedoras e até mesmo concorrentes, para racionalizar o uso de recursos e maximizar o reaproveitamento;
  • Quadruplicar até 2030 as compras de insumos vindos da sociobioeconomia da Amazônia; dobrar os recursos que compartilhamos com as comunidades amazônicas que são nossas fornecedoras; fomentar o progresso social dessas comunidades, com o aumento da equidade racial e de gênero, com a melhora da educação, da saúde, do bem-estar e da cidadania;
  • Aumentar em 50% a conservação de hectares da floresta até 2030, chegando a 3 milhões de hectares protegidos;
  • Ter no quadro de pessoas colaboradoras administrativos a mesma proporção de grupos sub-representados que existe na sociedade;
  • Aumento de 10% no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Consultoras de Beleza até 2030 e 100% da rede profissional de Consultoras de Beleza com renda digna até 2050; pagamentos por serviços ambientais para 100% das comunidades fornecedoras até 2050;
  • Garantir um impacto socioambiental positivo de R$4 a cada R$ 1 de receita até 2030, publicando todos os impactos dos produtos e serviços de maneira transparente.

METAS FORAM APRESENTADAS À IMPRENSA DE TODO O BRASIL:

Como forma de reverberar as metas traçadas para os próximos 25 anos, a companhia de cosméticos convidou jornalistas do país inteiro e o DOL e Diário do Pará estiveram representados pelo jornalista Kleberson Santos, coordenador de conteúdo do portal de notícias e entretenimento do Grupo RBA.

A ideia da comunicação da Natura foi conversar com vários veículos regionais do país inteiro. No evento ocorrido em São Paulo, a relação com a Amazônia e o estado do Pará foi reiterada devido ser inegável que essas são localidades prioridade não só por causa da COP, nesse momento, mas também porque a Natura tem uma história com a floresta amazônica.

"Foi uma experiência incomum e necessária conhecer as metas que uma empresa tão grande mundialmente e tão atuante no Pará e na Amazônia tem. As metas são ambiciosas e estarem tão adiantados em pensar no futuro nos ajuda naquilo que prezamos tanto, a preservação do meio ambiente junto às comunidades amazônicas", destacou o jornalista Kleberson Santos, representante dos veículos do Grupo RBA no evento em São Paulo.

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