
Um treinamento de rotina da Esquadrilha da Fumaça terminou em acidente na manhã desta quarta-feira (30), quando dois aviões da equipe se chocaram no ar entre os municípios de Descalvado e Porto Ferreira, no interior de São Paulo. Uma das aeronaves caiu após a colisão, mas o piloto conseguiu se ejetar e não houve feridos.
De acordo com a Academia da Força Aérea (AFA), o incidente ocorreu por volta das 10h30 durante um voo de preparação. As aeronaves envolvidas são do modelo A-29 Super Tucano, utilizadas pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça. O outro avião envolvido na colisão conseguiu pousar em segurança.
Segundo o Comando da Aeronáutica, a colisão ocorreu em uma área desabitada, previamente destinada a esse tipo de atividade. O piloto ejetado está consciente e passa por exames médicos de rotina, conforme os protocolos da corporação.
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Equipes do Corpo de Bombeiros de Porto Ferreira foram acionadas e permanecem no local do acidente, enquanto investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já estão se deslocando para iniciar os procedimentos de apuração da ocorrência.
Veja o vídeo:
O que é o Super Tucano A-29?
O A-29 Super Tucano é um avião de ataque leve e treinamento avançado, amplamente utilizado pela Força Aérea Brasileira na formação de pilotos de caça e em missões de patrulhamento de fronteiras. Ele começou a ser usado pela Esquadrilha da Fumaça em 2013, substituindo o Tucano T-27, que operava havia 30 anos.
Mais robusto que o antecessor, o A-29 tem praticamente o dobro do peso e da potência. Ele atinge velocidade máxima de 690 km/h, sendo ideal para acrobacias aéreas de alta performance.
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Esquadrilha da Fumaça
A Esquadrilha da Fumaça surgiu em 1952, no Rio de Janeiro, por iniciativa de instrutores da Escola de Aeronáutica que treinavam acrobacias em grupo durante o tempo livre. A primeira apresentação pública ocorreu em 14 de maio de 1952.
A unidade foi oficialmente reconhecida pela Força Aérea Brasileira (FAB) em 1963, mas acabou desativada em 1976. A reativação aconteceu em 1983, quando passou a operar com os aviões T-27 Tucano, fabricados no Brasil. Desde então, o grupo se tornou referência internacional em demonstrações aéreas
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