plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
INVESTIGAÇÃO

Empresários presos suspeitos de integrar plano do PCC para matar promotor

O plano foi descoberto durante a Operação Linha Vermelha, que apura há meses crimes relacionados a organização criminosa armada, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Empresários presos suspeitos de integrar plano do PCC para matar promotor camera A ordem para o assassinado do promotor teria partido de Sérgio Luiz de Freitas Filho, o Mijão, integrante da alta cúpula da facção criminosa. | Foto: Divulgação/PM

Na manhã desta sexta-feira (29), dois empresários foram presos por suspeita de participarem de um plano para matar um promotor de justiça de São Paulo. O crime seria praticado em esquema com a facção do PCC (Primeiro Comando da Capital).

O alvo seria Amauri Silveira Filho, promotor que atua no município de Campinas, interior de São Paulo e que já coordenou o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Além dele, um comandante da Polícia Militar também seria alvo, segundo a própria corporação.

A ordem para o assassinado do promotor teria partido de Sérgio Luiz de Freitas Filho, o Mijão, integrante da alta cúpula da facção. Ele se encontra foragido há cinco anos. Investigadores suspeitam que ele esteja na Bolívia, assim como outros líderes do PCC.

Empresários

Os empresários suspeitos Maurício Silveira Zambaldi, o "Dragão", e José Ricardo Ramos- atuam no setor do comércio de veículos e de transportes. Os dois foram presos em Campinas. Além do cumprimento dos mandados de prisão, um homem que estava na casa de Dragão também foi encaminhado à delegacia após jogar um celular pela janela no momento em que os agentes chegaram ao local.

O plano para matar o promotor foi descoberto durante a Operação Linha Vermelha, que apura há meses crimes relacionados a organização criminosa armada, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

"Há poucos dias, foram coletadas informações que indicavam que um dos investigados estaria associado à liderança do PCC e, com o objetivo de prejudicar as investigações, teriam arquitetado e colocado em prática um plano para matar o promotor", afirmou o Ministério Público.

Segundo a investigação, os suspeitos teriam financiado e providenciado a aquisição de veículos e de armamento e a contratação de operadores para a execução de uma emboscada ao promotor. No entanto, o plano foi descoberto pelo Ministério Público, que identificou os articuladores e financiadores.

O Juiz da 4ª Vara Criminal da Comarca de Campinas, Caio Ventosa Chaves, acolheu os pedidos do Gaeco e expediu três mandados de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos por equipes do 1º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), acompanhadas de integrantes do Ministério Público.

Mijão é considerado um dos principais negociadores do tráfico de cocaína do PCC. Segundo o Ministério Público, mesmo fora do país ele segue coordenando esquemas de compra e venda de droga no Brasil.

"As investigações continuam para a identificação de outras pessoas envolvidas no plano que vinha sendo articulado", disse o MPSP

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias