
O céu cinzento e a chuva constante lembram que o tempo no Brasil segue imprevisível nesta quinta-feira (9). Em várias partes do território nacional, moradores precisam se preparar para precipitações intensas e ventos que carregam nuvens carregadas, reforçando a necessidade de atenção aos alertas meteorológicos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que o litoral de São Paulo continuará registrando chuvas volumosas e persistentes, impulsionadas pela passagem de uma frente fria e pela atuação de ventos úmidos vindos do oceano. "Após registrar um dos maiores acumulados de chuva do Brasil nas últimas 24 horas - 81,2 mm em Iguape, a região litorânea paulista deve seguir com precipitações volumosas e persistentes", informou o órgão.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Senado aprova Belém como capital do Brasil durante a COP30
- Vacina brasileira contra covid entra na fase final de estudos
- Metanol foi adicionado a bebidas de forma criminosa, diz perícia
Na capital e na Grande São Paulo, o dia será encoberto e frio, com chuva a qualquer hora e possibilidade de pancadas isoladas mais fortes. As temperaturas devem variar entre 13°C e 18°C. No restante do Sudeste, há previsão de chuva forte e acumulados elevados entre o litoral fluminense e o centro-sul de Minas Gerais. "No Espírito Santo, a umidade marítima deve formar nuvens carregadas durante o dia", acrescenta o Inmet.
Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
ALERTA DE "PERIGO" NO PARÁ
Na Região Norte, os temporais continuam sobre Roraima, Amazonas e Pará, com risco de trovoadas. O tempo tende a ficar mais aberto no Amapá e no Acre, enquanto o Tocantins registra baixa umidade. O instituto emitiu um alerta de tempestades, com grau de intensidade "perigo", identificado pela cor laranja, para o centro do Amazonas, o leste do Pará, regiões do Marajó, do Baixo Amazonas e Grande Belém, além da faixa sul de Roraima e o extremo norte de Mato Grosso.
CHUVA NO SUL E CENTRO-OESTE
No Sul do país, o Paraná e o norte e oeste de Santa Catarina terão chuva contínua, enquanto o Rio Grande do Sul terá tempo mais aberto. Curitiba, por exemplo, terá máxima de apenas 13°C com chuva durante todo o dia.
Já o Centro-Oeste registra calor predominante, mas com possibilidade de pancadas isoladas no sul e norte de Mato Grosso do Sul, parte de Mato Grosso e no interior de Goiás, especialmente no fim da tarde. Já o Nordeste permanece com tempo firme na maior parte da região, destacando-se o sol forte e baixa umidade no interior, com chuvas ocasionais apenas no litoral entre Bahia e Pernambuco.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar