
Em tempos de orçamento apertado para milhões de brasileiros, qualquer notícia de benefício extra atrai atenção imediata, e não foi diferente com o novo lote do abono salarial PIS/Pasep.
O assunto, que entrou para os mais buscados do Google nesta segunda-feira (13), está movimentando trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público em busca de informações sobre o pagamento.
O lote extra do abono salarial será liberado nesta quarta-feira, 15 de outubro, com um valor total de R$1,5 bilhão, que será distribuído entre 1.640.201 trabalhadores em todo o país.
Conteúdo Relacionado
- Uber anuncia carros que serão proibidos no app em 2026; veja
- Sob pressão: como o dia a dia afeta a saúde de entregadores de app
- CNH sem autoescola: como será novo processo de habilitação?
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o lote contempla pessoas que tiveram os dados informados no sistema eSocial até 20 de junho de 2025, dentro do prazo adicional definido pela Resolução Codefat/MTE nº 1.013.
Desse total, 697.814 beneficiários são da iniciativa privada (PIS) e receberão pela Caixa Econômica Federal, enquanto outros 942.387 servidores públicos (Pasep) terão acesso ao valor por meio do Banco do Brasil. Os saques poderão ser feitos até o dia 29 de dezembro de 2025.
Quem tem direito ao lote extra?
- Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023
- Ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos
- Ter os dados corretamente informados pelo empregador ao governo
Os trabalhadores podem consultar a elegibilidade ao benefício por meio dos seguintes canais:
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
- Portal Gov.br
- Telefone da Central Alô Trabalho: 158 (ligação gratuita, das 7h às 22h, de segunda a sábado)
- Unidades das Superintendências Regionais do Trabalho
Formas de pagamento
Para quem recebe pela Caixa (PIS): será feito prioritariamente em conta corrente, poupança ou Conta Digital da Caixa. Quem não possui conta, terá acesso ao valor via aplicativo CAIXA Tem, ou ainda poderá sacar em agências, casas lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes bancários.
Para quem recebe pelo Banco do Brasil (Pasep): O pagamento será efetuado por crédito em conta, Pix, TED ou saque presencial nas agências.
O valor do abono salarial pode chegar até R$1.518, o equivalente a um salário mínimo. O valor exato depende da quantidade de meses trabalhados com carteira assinada no ano-base 2023.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A recomendação do MTE é que os trabalhadores façam a consulta antes de se dirigirem aos pontos de atendimento e fiquem atentos ao calendário para não perder o prazo de saque.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar