
O silêncio das casas e ruas deu lugar à preocupação de milhões de brasileiros no início da madrugada. Em poucos minutos, a escuridão se espalhou por diferentes estados, lembrando a todos como dependemos de uma rede elétrica complexa e delicada. Foi o que aconteceu na noite da última segunda (13) para esta terça-feira (14), quando um incidente técnico desencadeou um apagão temporário em praticamente todo o país.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que, às 0h32 desta terça-feira (14), um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, provocou a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN). A ocorrência afetou os quatro subsistemas do país: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. No Pará, a capital Belém e outros 12 municípios ficaram sem energia no momento do apagão.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Casa própria: tire suas dúvidas sobre o novo crédito habitacional da Caixa
- Preços de hospedagem em Belém caem até 86% às vésperas da COP30
- Medicamento de R$ 11 mil será ofertado gratuitamente pelo SUS
Segundo o ONS, a subestação de 500 kilovolts (kV) precisou ser desligada completamente, o que provocou a abertura da interligação entre as regiões. "No momento, a Região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste", informou a nota oficial.
Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
INTERRUPÇÃO DETALHADA
A distribuição da interrupção de energia foi detalhada pelo órgão: a Região Sul perdeu cerca de 1.600 MW; o Nordeste, 1.900 MW; o Norte, 1.600 MW; e o Sudeste, 4.800 MW.
"Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”, destacou o comunicado. A normalização ocorreu de forma rápida: em até uma hora e meia, todas as cargas do Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas, enquanto a recomposição completa da Região Sul levou cerca de duas horas e meia.
REUNIÃO DE AVALIAÇÃO
Para avaliar a ocorrência, o ONS programou uma reunião com os principais agentes envolvidos ainda nesta terça-feira. Uma análise preliminar da perturbação está marcada para até a próxima sexta-feira (17), com o objetivo de investigar as causas e evitar futuros episódios semelhantes.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar