O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que o calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2026 ainda será divulgado. As datas serão definidas pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), em reunião prevista para o fim de novembro.
O abono salarial de 2026 será referente ao ano-base 2024. O intervalo de dois anos entre o período trabalhado e o pagamento foi mantido em razão dos ajustes feitos após os atrasos provocados pela pandemia de Covid-19.
Valor do benefício
O valor do abono PIS/Pasep será calculado com base no salário mínimo vigente em 2026, o que significa que o montante só será divulgado após o governo federal anunciar o novo piso nacional.
Conteúdo relacionado:
- Décimo Terceiro salário: quando será paga a primeira parcela?
- Fundação Bradesco abre vagas no Pará e em outros quatro estados
- Mais de 30 serviços de streaming pirata são barrados no Brasil
Quem tem direito ao PIS/Pasep
De acordo com o MTE, o benefício é destinado a trabalhadores que atendem aos seguintes critérios:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido até dois salários mínimos médios mensais no ano-base considerado;
- Ter trabalhado com registro formal por, no mínimo, 30 dias, consecutivos ou não, em 2024;
- Ter os dados corretamente informados pelo empregador no eSocial.
Quer mais notícias nacionais? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Como será feito o pagamento
O pagamento do PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal e o do Pasep, pelo Banco do Brasil.
- Caixa Econômica Federal: o crédito será feito prioritariamente em conta corrente, poupança ou conta digital. Trabalhadores sem conta receberão o valor pelo aplicativo Caixa Tem, ou poderão sacar em agências, lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui.
- Banco do Brasil: o depósito será realizado em conta bancária ou via Pix. Para quem não possui conta, o saque poderá ser feito presencialmente nas agências do banco.
O governo deve publicar o calendário oficial de pagamento até o fim de novembro, indicando o mês de liberação conforme o mês de nascimento dos beneficiários.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar