O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para milhares de estudantes de todo o Brasil que desejam ingressar em uma Instituição de Ensino Superior.
Neste domingo (16), o segundo dia de provas do exame será aplicado em mais de 1.800 municípios das 27 unidades da federação. Os candidatos realizarão uma prova de múltipla escolha, com 90 questões , sendo 45 de matemática e 45 de ciências na natureza (química, física e biologia).
Horários
Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. É importante que o candidato fique atento ao horário diferente, caso more em estados que não seguem o mesmo fuso horário da capital federal.
A duração do exame será de 5 horas e o término regular está agendado para as 18h30. Portanto, meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo de provas.
Documentos
Para realizar a prova é imprescindível apresentar um documento oficial com foto, como RG, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de documentos digitais, como o e-Título, Identidade Nacional Digital e CNH Digital.
Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
Cartão de confirmação
Embora não seja item obrigatório, o Inep recomenda levar impresso o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível também na Página do Participante, com login único da plataforma gov.br. Entre outras informações, o documento traz o número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa deverá contar com determinado atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.
Prova não será aplicada em todas as cidades
O destaque é que a aplicação das provas não será feita em todo o Brasil. Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, realizarão o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro em decorrência da Conferência do Clima, a COP 30, que acontece até o dia 21 de novembro.
Os participantes afetados por problemas logísticos, como desastres naturais, ou acometidos por doenças infecciosas listadas no edital, terão direito à reaplicação da prova. É o caso dos 106 candidatos do município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, que foram impedidos de fazer a prova após o tornado que devastou a região na véspera do exame. As provas para os casos deferidos pelo Inep serão reaplicadas em 16 e 17 de dezembro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar