Em um fim de ano marcado por grandes movimentações em Belém, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 também entra nesse clima de excepcionalidade. Em meio aos preparativos para receber líderes do mundo inteiro na COP30, milhares de estudantes da capital e região metropolitana se organizam para um exame que, desta vez, vem com calendário e provas adaptados.
No próximo domingo (30), o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará o Enem 2025 para os inscritos dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba.
Conteúdo Relacionado
- Bradesco abre 335 vagas de emprego em vários estados do Brasil
- Paraenses podem concorrer a programa de intercâmbio em Madri. Veja!
O atendimento em data diferenciada ocorre justamente por causa da conferência climática que transforma a logística da cidade. Os candidatos já podem consultar o Cartão de Confirmação na Página do Participante, onde constam local e horário de prova.
Como serão as provas
Assim como no exame regular, o primeiro dia contará com questões de linguagens, códigos, ciências humanas e redação. O segundo dia, marcado para 7 de dezembro, trará as avaliações de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.
Por causa do calendário especial, os três municípios receberão provas diferentes das aplicadas nacionalmente em 9 e 16 de novembro. A equivalência entre os exames, porém, está garantida pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que permite comparar níveis de desempenho e assegurar condições justas para todos os participantes. A redação também terá tema exclusivo, mas seguirá a mesma matriz de correção.
Panorama das inscrições no Pará
O estado registrou mais de 289 mil inscrições confirmadas, segundo dados do Painel do Enem. Entre os participantes, cerca de 34 mil se autodeclaram pretos e 2 mil, indígenas. Além disso, mais de 63 mil inscritos são concluintes da rede pública de ensino.
Porta de entrada para o ensino superior
Com mais de duas décadas de história, o Enem permanece como o principal meio de acesso ao ensino superior no país, abrindo portas para programas como Sisu, Prouni e Fies.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Os resultados também são aceitos por instituições de Portugal que mantêm acordo com o Inep, ampliando as possibilidades para quem deseja estudar fora do Brasil.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar