O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)divulga nesta sexta-feira (9) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que vai determinar a correção dos benefícios previdenciários.
A atualização vale para aposentados e pensionistas que recebem valores superiores ao piso nacional. A medição considera a variação de preços entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025.
Leia também
O INPC mede a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos.
Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Até novembro, o acumulado em 12 meses registrou 4,78%. A projeção aponta para uma redução do percentual final devido à desaceleração inflacionária no país.
Teto previdenciário também recebe atualização
O valor máximo pago pela Previdência Social também passa por correção com base no mesmo índice. Atualmente, o teto está fixado em R$ 8.157,41. A nova quantia será aplicada a partir dos pagamentos de 2026.
Em 2024, o reajuste para beneficiários com valores acima do mínimo foi de 4,77%. A expectativa é que o percentual de 2026 fique próximo desse patamar.
Correção proporcional para novos beneficiários
Quem começou a receber aposentadoria, pensão ou auxílio durante 2025 terá um cálculo diferenciado.
A correção será proporcional ao período em que o benefício foi pago, considerando a variação do INPC desde o mês da concessão até dezembro.
Maioria recebe até o piso nacional
O salário mínimo subiu 6,79% em 2026, passando para R$ 1.621.
Com isso, os benefícios previdenciários de valor mínimo acompanham esse reajuste. Atualmente, 21,9 milhões de benefícios têm valor de até um salário mínimo, o que representa 62,5% do total de 35,15 milhões pagos pelo INSS.
Os primeiros pagamentos com os novos valores começam em 26 de janeiro para quem recebe até o piso. Para os demais beneficiários, os depósitos iniciam em 2 de fevereiro.
Como consultar informações do benefício
Os segurados podem verificar seu número de cadastro de três formas:
- No cartão físico do INSS;
- No site oficial ou no aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS;
- Por meio da central telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Nas plataformas digitais, a opção "extrato de pagamento" mostra o número de cadastro. A data de pagamento depende do número final do cartão de benefício, desconsiderado o último dígito verificador que aparece depois do traço.

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar