Passa a valer nesta sexta-feira (09) a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas considerados “bons condutores” e com histórico livre de infrações. A medida foi oficializada pelo Ministério dos Transportes, após a assinatura de um ato administrativo pelo ministro Renan Filho, e começa a ser aplicada com emissão imediata das renovações.
De acordo com o governo federal, o processo será realizado de forma gratuita e terá efeito retroativo a 10 de dezembro, data da assinatura da medida provisória (MP) que instituiu o novo modelo. Terão direito à renovação automática os condutores inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), ou seja, aqueles que não registraram infrações com pontuação nos últimos 12 meses.
Conteúdos relacionados:
- Anvisa intensifica fiscalização e barra mais de 30 produtos no início de 2026
- Resultado preliminar de avaliação de títulos do CNU 2 é divulgado
- Reajuste das aposentadorias do INSS sai nesta sexta-feira (9)
Com a mudança, o motorista não precisará comparecer ao Detran para renovar o documento. A atualização da CNH será feita diretamente no sistema e o condutor receberá apenas uma notificação confirmando o benefício. A versão digital do documento ficará disponível no aplicativo CNH do Brasil.
Com a renovação automática será enviada uma mensagem aos motoristas: “O governo do Brasil, por meio do Ministério dos Transportes e do programa CNH do Brasil, renovou automaticamente sua CNH, sem taxas e sem novos exames. Obrigado por dirigir com responsabilidade e ajudar a salvar vidas".
Segundo o ministro Renan Filho, apenas os bons condutores que optarem pela CNH física terão custos. Nesse caso, será necessário comparecer ao Detran para solicitar a impressão do documento, arcando com as taxas referentes à emissão e às novas datas de validade.
“O meu estímulo para que as pessoas conduzam bem separa o bom do mau condutor e cria mais condições para que a gente possa olhar detalhadamente quem é mau condutor também”, afirmou.
Saiba os critérios da renovação automática
A renovação automática está condicionada à faixa etária do condutor. Motoristas com idade entre 20 e 50 anos renovam a CNH a cada dez anos e poderão ter a renovação feita automaticamente, desde que não tenham cometido infrações. Ao completar 50 anos, a renovação passa a ser obrigatoriamente presencial, com realização de exames de aptidão.
Condutores entre 50 e 70 anos devem renovar o documento a cada cinco anos e terão direito a uma renovação automática nesse intervalo, caso mantenham o histórico limpo. Já motoristas com 70 anos ou mais não estão incluídos na medida e devem renovar a CNH a cada três anos, de forma presencial.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Medida beneficia milhares de brasileiros
Nesta primeira fase, cerca de 370 mil motoristas serão beneficiados. O número corresponde aos condutores que tiveram a CNH vencida entre o dia 10 de dezembro e a última quarta-feira (07).
Segundo o diretor do Departamento de Regulação, Fiscalização e Gestão da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Basílio Militane, a maioria dos condutores aptos se enquadra no perfil de bons motoristas. “De 10 de dezembro de 2025 a 7 de janeiro de 2026, do número geral de pessoas que precisavam renovar a CNH, mais de 370 mil, 70% eram bons condutores”, explicou.
Do total de 371.611 condutores elegíveis à renovação automática, cerca de 63 mil são motoristas profissionais. A estimativa do Ministério dos Transportes é que a medida gere uma economia de aproximadamente R$ 120 milhões. Atualmente, o país possui cerca de 80 milhões de CNHs, sendo mais de 10 milhões renovadas anualmente.
Os motoristas que tiveram a CNH vencida a partir do dia 10 de janeiro e já realizaram a renovação física do documento não poderão cancelar o procedimento para aderir à renovação automática.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar