Com a chegada de um novo semestre, milhares de estudantes poderão garantir financiamento para cursar a graduação em instituições privadas: as inscrições gratuitas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vão de 3 a 6 de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Ao todo, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza mais de 112 mil vagas para 2026. Para o primeiro semestre, são 67.301 oportunidades, enquanto o segundo semestre contará com 44.867 vagas. O edital com todas as informações foi publicado nesta quinta-feira (22).
Conteúdo Relacionado
- Ensino Médio terá currículo mais longo e flexível em 2026
- Notas do Enem são liberadas; saiba como consultar e os prazos do Sisu, Prouni e Fies
Podem se inscrever candidatos que tenham participado do Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. Além disso, a renda familiar mensal por pessoa não pode ultrapassar três salários mínimos (R$ 4.863).
A classificação será definida pelas notas do Enem, considerando o tipo de vaga, preferência do candidato e modalidade de concorrência. O programa prioriza aqueles que ainda não concluíram o ensino superior e nunca foram beneficiados pelo financiamento.
O resultado da pré-seleção sairá em 19 de fevereiro, e os aprovados deverão complementar a inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro no Fies Seleção. O processo prevê chamada única e lista de espera, garantindo que todas as vagas disponíveis sejam preenchidas.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
O Fies é realizado duas vezes ao ano e também abre oportunidades em processos para vagas remanescentes, garantindo acesso a estudantes que não foram contemplados nos ciclos regulares. Mais informações podem ser consultadas diretamente no site do MEC.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar