O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passará por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, na próxima sexta-feira (30), conforme informou a Presidência da República em nota oficial. Segundo o Planalto, Lula realizou exames pré-operatórios na manhã desta quinta-feira (29) na Granja do Torto e seguiu normalmente com a rotina de despachos à tarde.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, na manhã desta quinta-feira (29), exames pré-operatórios para uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, que acontecerá amanhã (30). Hoje à tarde, o presidente segue rotina de despacho na Granja do Torto”, informou a nota.
Conteúdos relacionados:
- Nipah: Qual é o risco do vírus chegar ao Brasil após novos casos na Índia?
- Abono salarial: domésticas terão direito ao valor em 2026?
- Governo lança aplicativo para microempreendedores individuais
O que é a catarata e como é a cirurgia?
Lula já havia passado pelo mesmo procedimento em outubro de 2020. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é uma doença ocular que provoca opacificação do cristalino, comprometendo a visão.
A doença ocorre principalmente com o envelhecimento, mas pode se manifestar em qualquer fase da vida. Ainda de acordo com a organização, ela é a principal causa de cegueira na população mundial, sendo mais comum em pessoas acima de 70 anos.
O tratamento da catarata envolve a chamada facectomia, cirurgia na qual o cristalino comprometido é removido e substituído por uma lente artificial, conhecida como implante intraocular.
Segundo a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR), trata-se da cirurgia oftalmológica mais realizada no país, considerada segura, de baixo risco e com recuperação rápida. O procedimento dura cerca de 15 minutos e pode, além de restaurar a visão, corrigir graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Nos estágios iniciais, a catarata raramente é percebida pelo paciente, mas conforme evolui, os sintomas podem incluir visão embaçada, alteração contínua da refração, maior sensibilidade à luz, percepção de cores desbotadas e reflexos ao redor das luzes. Sem tratamento, a doença pode levar à cegueira.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar