Hoje, 23 de setembro é o Dia Nacional do Sorvete. A data foi instituída ofcicialmente há oito anos pela ABIS – Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes. A escolha da data se deve ao período, quando são assinaldas as temperaturas mais quentes do ano no país,o que obviamente aumenta o consumo da iguaria.
Origem
Na China, há quatro mil anos, o leite era um artigo de luxo para muitos, por isso, para queo produto rendesse, ele era misturado ao arroz, formando uma pasta, colocando também um pouco de neve.
Com o passar do tempo, as receitas foram ficando mais elaboradas e, claro, mais saborosas. Hoje em dia, entre os ingredientes dos sorvete estão a vagem, o urucum e corante de colchonilha, um tipo de inseto triturado. Já no século XIV, o explorador Marco Polo (1254-1324), levou o sorvete para a Itália.Logo depois, a França aderiu a sobremesa e logo a novidade se espalhou.
Curiosidades
Pelo que dizem os historiadores, o imperador D. Pedro II era um famoso apreciador de sorvete, de preferência no sabor pitanga. Outra curiosidade, que se contrapõe ao sucesso da iguaria, é o fato de que por muito tempo, no interior do pais, o sorvete era discriminado, pois os sertanejos acreditavam que a sobremesa desequilibrava o calor interno por causa da baixa temperatura.
Em Belém, as alternativas esão além dos típicos sabores como Chocolate, Morango, Baunilha e outras frutas, pois o paraense pode desfrutar de opções exclusivas de frutas típicas da região como bacuri, cupuaçu, castanha-do-pará, e outros.
(Diário Online)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar