Iniciando a caravana batizada “Horizonte Paulista”, em Igarapava, o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha lançou no final de semana sua pré-candidatura ao governo do Estado de São Paulo com foco no eleitorado conservador do interior historicamente avesso ao PT. Padilha priorizou encontros com prefeitos da região, na maior parte filiados a legendas da base do governador Geraldo Alckmin (PSDB), alvo de duros ataques do petista.
A estratégia visa ultrapassar a margem histórica de 30% de votação da legenda no Estado. Para isso, o partido conta com a adesão de prefeitos descontentes com o tratamento recebido no Palácio dos Bandeirantes. Padilha esteve com pelo menos 15 deles, dos quais apenas dois eram do PT.
“Isso tem a ver com o aprendizado do PT. Vemos uma fragmentação nítida da base do governador Alckmin. A forma como o governo trata os prefeitos é excludente, não republicana. Nossa caravana busca dialogar com esta fragmentação política”, disse Padilha.
O pré-candidato repetiu em duas oportunidades o caso do prefeito de Igarapava, Carlos Augusto Freitas (PDT), que em outubro teria passado várias horas no palácio para receber a promessa de um caminhão pipa que até hoje não foi entregue. Padilha lembrou que uma de suas primeiras funções no governo Luiz Inácio Lula da Silva foi receber prefeitos “sem perguntar a filiação partidária”.
Repetindo o mantra “acabou a bateria do PSDB em São Paulo”, o ex-ministro criticou a suposta incapacidade do governador diante da guerra fiscal, culpou o tucano pela ameaça de racionamento de água, apontou falta de políticas específicas para setores da agricultura paulista e falhas na educação pública. “Perdemos uma chance. Fomos governados por um partido que está há 20 anos no poder e foi incapaz de construir políticas duradouras para a educação.”
Padilha participaria de um jantar com empresários do setor agrícola, em Ribeirão Preto, que contaria com a presença de Lula. O ex-presidente deve participar de ao menos um evento em cada uma das dez caravanas programadas até junho.
Padilha também fez suas primeiras promessas de campanha. Em Igarapava, disse que se eleito pretende abrir um escritório de projetos para auxiliar as prefeituras a terem acesso a verbas estaduais e federais.
(AE)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar