O contribuinte que tem alguma pendência com a Receita Federal, cometeu algum erro de preenchimento ou de informações na declaração tem até esta sexta-feira (28) para corrigir o documento e garantir a restituição do Imposto de Renda ainda neste ano.

O valor será pago no último lote, no dia 15 de dezembro. As pessoas que declararam o IR no final de abril também estão incluídas neste grupo.

Quem não corrigir as informações até este prazo terá que aguardar uma nova data, que será definida pela Receita no ano que vem, de acordo com o professor de ciências contábeis da faculdade Mackenzie Rio, Edmilson Machado.

"Para quem continuar com erros na declaração do IR, a Receita Federal irá enviar um informe estipulando um novo prazo. Diferente dos lotes comuns, os residuais não têm datas determinadas. O contribuinte não saberá quando irá receber a reconstituição", afirma.

É responsabilidade do próprio contribuinte checar se há algum problema identificado pela Receita Federal e fazer a correção. A consulta pode ser feita pela internet, clicando em "restituição e compensação" e, em seguida, escolhendo a opção "Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF". Para entrar no sistema é preciso informar o CPF.

(Folhapress)

MAIS ACESSADAS