O Brasil tem 16 das 50 cidades mais violentas do mundo. De acordo com relatório divulgado pela fundação City Mayors, que estuda temas urbanos, as cidades da América Latina são as mais perigosas entre todas as cidades do mundo. 47 das 50 localidades mais violentas do planeta ficam no continente.

As exceções são Cidade do Cabo, na África do Sul, além de Detroit e Nova Orleans, ambas nos Estados Unidos.

O critério para a elaboração da lista foi o número de homicídios registrados por ano em cada grupo de 100 mil habitantes.

O documento destaca que “moradores de cidades do Brasil, México e Colômbia correm mais risco de serem atingidos nas batalhas entre gangues rivais”. Entre as cidades brasileiras, a mais violenta é Maceió, com taxa de 80 em cada 100 mil. Em seguida, vem a cidade de Fortaleza, com 73, e João Pessoa, com 67. No patamar de 57 a 58 por 100 mil, aparecem Natal, Salvador, Grande Vitória e São Luís.

A capital paraense, Belém, destaca-se na oitava posição no ranking das cidades mais violentas do Brasil, e em 23º no ranking geral. Veja:

Quase um terço das 50 cidades do ranking fica no Brasil, o país de maior presença na lista do City Mayors. Campina Grande, na Paraíba, é a única não capital a figurar entre as mais violentas do Brasil. 

(DOL com informações da Veja)

MAIS ACESSADAS