Os deputados de Roraima aprovaram um Projeto de Lei (PL) que está causando muita polêmica entre os moradores deste estado da região norte. A nova lei, proposta por dois deputados estaduais e aprovada em plenário, proíbe o ensino e a divulgação de qualquer conteúdo que faça referência a ideologia de gênero nas escolas públicas e privadas de todo o estado.

A Lei Nº 1.245 foi sancionada na última sexta-feira (2) e publicada no Diário Oficial do Estado de Roraima (DOERR) do mesmo dia. Após a aprovação, vários movimentos com entidades de professores, grupo de mulheres e de LGBTs acionaram o Ministério Público do Estado de Roraima (MPERR) para barrar a sanção do PL.

Segundo explica o texto do PL, considera-se como ideologia de gênero aquele que segundo a qual os dois sexos, masculino e feminino, são considerados construções culturais e sociais”.

A lei tem ainda uma artigo específico para o professor e o impede de se manifestar sobre o assunto. “O professor não abusará da inexperiência (…) com o objetivo para cooptá-los para qualquer tipo de corrente de ideologia de gênero abstendo-se, mesmo se provocado for, de manifestar opinião sobre os referidos assuntos”, diz o texto.

(Fonte: Brasil Norte Comunicação)

MAIS ACESSADAS