plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
Cirio Logo
ABERTA PARA A FÉ

Mãe de Gil, Glenda e Djamila estarão na Varanda de Nazaré

Fafá de Belém comemora a chance de trazer convidados para experimentarem o que ela descreve como “paraensismo” durante os dias de outubro

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Mãe
de Gil, Glenda e Djamila estarão na Varanda de Nazaré camera Fafá de Belém confirma projeto de divulgação do Pará e do Círio, mesmo sem procissão | Irene Almeida/Diário do Pará

Fafá de Belém anuncia mais uma “Varanda de Nazaré”, projeto que dá destaque à cultura paraense em meio ao Círio. A cantora revelou, cheia de alegria, que terá sua primeira apresentação com público presente, desde o início da pandemia, e volta a ter convidados famosos para vivenciar a atmosfera de fé e devoção que toma a cidade neste período.

Estão confirmadas a filósofa e escritora Djamila Ribeiro, a chef “Mestre do Sabor” Kátia Barbosa, a apresentadora esportiva Glenda Kozlowski, a ex-atleta da seleção brasileira de vôlei Virna Piovezan, e a dona Jaciara, mãe de Gil do Vigor.

Sobre o time feminino poderoso, Fafá comenta que a pandemia aproximou mais as mulheres. “Sinto que nos abraçamos mais. Mas quem escolhe o ‘casting’ não sou eu, sempre é Ela”, diz Fafá, insinuando que conta com a “ajudinha” de Nossa Senhora de Nazaré. “A gente dispara os convites, mas é como se Ela desenhasse. Eu já tive uma varanda toda preta, com Cris Viana, Toni Garrido, Alcione... E essa presença feminina é interessante, porque quando a ‘Varanda’ começou, 11 anos atrás, foi pensando em dar visibilidade e acolher as mulheres do Marajó”, comenta Fafá em entrevista ao DIÁRIO.

Ela destaca especialmente a presença de Djamila, que conheceu durante as lives de bate-papo que transmitia regularmente durante o isolamento social. “Eu aprendi com ela que a ancestralidade ultrapassa DNA. Aprendi que, desde a barriga da nossa mãe, tudo vai imprimindo uma memória. Explicou até esse nosso ‘paraensismo’, de como a gente não consegue sair daqui sem levar um pedaço do Pará. Então, quando pensei nessa varanda virtual, mas com vivências, pensei nela, pensei na Kátia, que inventou o bolinho de feijoada, e tem a Jaciara, que tenho muita admiração por ter criado aquele filho com tanta dignidade”, detalha.

Dona Jacira, mãe de Gil do Vigor, é uma das presenças confirmadas
📷 Dona Jacira, mãe de Gil do Vigor, é uma das presenças confirmadas |Reprodução

Ao todo serão dez convidados, ainda com alguns nomes a confirmar. Todos os convidados acompanham a cantora durante suas apresentações e, sem procissão nas ruas, farão uma excursão pelos museus e outros espaços culturais e ribeirinhos da cidade. “Vamos atravessar para comer do outro lado [no Combu], provar as ostras do chef Leo Modesto (ex-Mestre do Sabor) misturado com o Rubão... Ah, estou igual criança querendo mostrar pra Djamila que a gente tem estacionamento e portos nas nossas universidades!”, diz Fafá, soltando sua conhecida gargalhada.

Uma coisa é certa: mesmo sem procissão ela tem certeza de que o clima de Círio irá contagiar os convidados. “O espírito do Círio está entre nós, ele não nos abandona, ele caminha pelas ruas, mesmo sem a procissão. E eu disse, ‘vou levar as pessoas para viverem essa experiência e continuar a Varanda, que é ‘a explosão do paraensismo’, da nossa culinária, da nossa diversidade musical, dos nosso artesãos e da nossa fé - que é feliz, inclusiva, que abraça a todos! Ninguém pergunta a religião de quem está no Círio, aqui a religião é a fé. E a cidade brilha! É quase palpável essa energia que fica no ar”, afirma.

PÚBLICO PODERÁ ACOMPANHAR

O público poderá acompanhar essa turma e sua anfitriã em várias programações transmitidas pelo YouTube, mas também dividir plateia no show “Foi Assim: a Música de Paulo André e Ruy Barata”, que Fafá apresenta em duas noites, dias 6 e 7 de outubro, no Theatro da Paz, com valor do ingresso ainda não divulgado. “Voltar a fazer o Theatro da Paz é forte e emocionante, principalmente por ser um show dedicado a dois grandes músicos da cultura paraense”, ela comenta, referindo-se a Paulo André Barata, com 75 anos de vida completados ontem e Ruy Barata, pai e principal parceiro dele.

“Eles são os autores paraenses mais frequentes na minha obra. Quando explodiu ‘Foi Assim’, meu primeiro sucesso romântico, fomos ficando cada vez mais próximos, passei a gravar tudo o que me mandavam. Essa música foi um marco na minha vida”, lembra Fafá. Ela adianta que o repertório do show será baseado principalmente no disco “Canto das Águas”, onde foram gravadas várias canções de pai e filho, e ainda composições desde Waldemar Henrique, Mestre Cupijó e Verequete até Sebastião Tapajós e Maria Lídia.

A banda que estará com a cantora no palco é comandada pelo maestro Luiz Pardal, e haverá a participação especial do guitarrista Bob Freitas. Juntos, eles vão relembrar a primeira vez em que Fafá de Belém subiu num palco, em 1974, como crooner no show “Todo Dia é Dia D”. “Isso foi antes da Fafá de Belém existir, eu já adorava cantar, mas não fazia isso profissionalmente. Vai ser uma honra estarmos juntos novamente 47 anos depois”, ela comenta.

Outro momento marcante, no dia 8, será a realização do “Sarau da Varanda”, em homenagem a Cláudio Rendeiro, o saudoso Epaminondas Gustavo, com transmissão ao vivo do Parque da Residência. “Quando ele entrava com aquele pato, ele transformava tudo. Ele mostrou que a roupa não transforma ninguém em homem sério, e o que a gente entende como justiça não muda com a roupa que a gente veste. Ele deixou um legado que a gente não pode esquecer. Então vamos estar lá cantando ‘Égua! Por isso eu canto égua!’”, brinca Fafá ao lembrar uma das paródias do juiz e humorista.

No sábado, 9, a partir das 14h, será transmitida a live “Círio Fluvial” no YouTube. “Vamos fazer todos os ritos que a gente faz dentro do barco, de passar a imagem para cada convidado agradecer, fazer seu pedido... E como adiantei, teremos o Rubão com a nossa culinária paraense”, antecipa. Ainda no sábado, às 21h, será transmitido o “Fafá Peregrina”, show gravado na Igreja do Carmo, logo após ela participar da ornamentação da berlinda, convite que a cantora se disse emocionada em receber da Diretoria da Festa de Nazaré.

Este ano, inclusive, a Varanda é apoiadora oficial do Círio e da programação oficial. “Isso nos enche de orgulho porque entendo que, quando estamos todos juntos, tudo cresce mais. Estou aqui para somar e abrir portas”, diz a cantora. Para domingo, dia 10, Fafá encerra a programação com o show “Rito de Fé”, transmitido direto do coreto do Parque da Residência, ao vivo, com a presença de convidados, imprensa, além do coral infantil da ONG G10 Favelas. Para este ano, Fafá diz que seu agradecimento será pela saúde de sua família e amigos mais próximos, e seu pedido será por equilíbrio.

“Peço a paz, a serenidade. Estamos vivendo no Brasil um momento tão conturbado, com tanto ódio, que peço que traga serenidade aos nossos governantes, para que olhem com generosidade o povo brasileiro, com respeito à ciência, respeito à nossa saúde, ao nosso sentir e existir. E peço realmente que todos nós tenhamos aprendido muito nessa pandemia, principalmente sobre o nosso olhar para o outro e a necessidade de dar as mãos para superar as adversidades”, finaliza.

DE OLHO

Varanda de Nazaré

Quando: De 6 a 10 de outubro

Onde: Youtube.com/Varanda de Nazaré e no Theatro da Paz (Praça da República)

Informações: Instagram @varandadenazare

Mãe
de Gil, Glenda e Djamila estarão na Varanda de Nazaré
📷 |
patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Círio de Nazaré

    Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

    Últimas Notícias