O berço da devoção a Nossa Senhora de Nazaré no Pará vive a expectativa para a volta das tradicionais homenagens nas ruas com a presença de devotos, após dois anos sem procissões por conta da covid-19.

Devotos da cidade de Vigia de Nazaré, no Nordeste do Estado, aguardam com expectativa o retorno do Círio mais antigo do Pará, que será celebrado no próximo domingo (11), com estimativa de mais de 100 mil pessoas, na edição de número 325 da história.

Vigia retoma Círio de Nazaré mais antigo do Pará
📷 |Irene Almeida / Diário do Pará

Relembre como foi a última edição do Círio de Vigia, em 2021

As homenagens a santa já começam neste fim de semana com um passeio ciclístico programado para o sábado (3), onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré vai percorrer as ruas da cidade.

Vigia retoma Círio de Nazaré mais antigo do Pará
📷 |Irene Almeida / Diário do Pará

Até a procissão do segundo domingo de setembro, a programação envolve peregrinações em repartições públicas e privadas até a próxima quinta-feira (8), onde será apresentado o manto que vestirá a imagem que na sexta-feira (9), já sairá para a primeira procissão da festividade.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Este ano, as missas serão do lado de fora da igreja matriz Madre de Deus, uma vez que o local está fechado para reformas e previsto para ser reaberto em 2023.

HISTÓRIA

O Círio começou em 1697 pelos jesuítas, que vindos de Portugal trouxeram a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Desde então, a tradição nazarena começou no município e se espalhou para outras cidades, entre elas, a capital Belém.

MAIS ACESSADAS